O que você procura?

Home São Miguel do Oeste reforça a importância da saúde masculina durante o Novembro Azul

São Miguel do Oeste reforça a importância da saúde masculina durante o Novembro Azul

Mariana Deggeroni, chefe de divisão da Secretaria, destaca o objetivo de promover a prevenção e incentivar os homens a realizarem exames periódicos, um hábito ainda menos frequente entre eles em comparação com as mulheres

TVGC

Última atualização: 2024/11/04 3:06:50

Neste mês de novembro, a Secretaria da Saúde de São Miguel do Oeste intensifica a conscientização sobre a saúde masculina com o Novembro Azul. Mariana Deggeroni, chefe de divisão da Secretaria, destaca o objetivo de promover a prevenção e incentivar os homens a realizarem exames periódicos, um hábito ainda menos frequente entre eles em comparação com as mulheres.

“Temos uma tendência mundial de as mulheres procurarem mais o atendimento de saúde. Elas buscam ajuda para qualquer incômodo, enquanto os homens geralmente só vão ao médico quando algo está realmente ruim,” explicou Mariana. Ela enfatiza que campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, são essenciais para sensibilizar a população e quebrar tabus sobre os cuidados com a saúde.

Para facilitar o acesso, a Secretaria oferece atendimentos em horário estendido das 17h às 19h, de segunda a quinta-feira, na Clínica Integrada Municipal, localizada sobre a farmácia municipal. A iniciativa visa atender especialmente os homens que, devido ao trabalho, têm dificuldade em buscar assistência durante o horário comercial. Além disso, será realizada uma campanha para zerar a fila de exames de próstata por ultrassom, com atendimentos em três sábados deste mês.

Mariana orienta que homens a partir dos 45 anos façam exames preventivos, como o PSA. “O PSA é um indicativo; se estiver alterado, é necessário procurar um médico. Mesmo que o resultado esteja normal, o acompanhamento médico contínuo é o melhor caminho,” afirmou. Ela reforça que a rede de saúde está preparada para atender e acompanhar a população, com serviços de atenção básica, especialidades, ultrassonografia própria e a UPA para emergências.

deixe seu comentário

leia também