Home Guaraciaba adota ensino integral e avança no planejamento para o ano letivo de 2025

Guaraciaba adota ensino integral e avança no planejamento para o ano letivo de 2025

Secretária de Educação destaca escolha de diretores, ampliação do ensino integral e melhorias no transporte escolar

TVGC

Última atualização: 2025/01/21 2:47:26

Com a proximidade do retorno às aulas, a Secretaria de Educação de Guaraciaba intensifica os preparativos para o ano letivo de 2025. Em entrevista, a secretária Giana Volkweis apresentou as principais ações em andamento, como a escolha de diretores escolares, a expansão do ensino integral e a organização da rede de transporte escolar.

De acordo com Giana, o processo de remoção e alteração de carga horária dos professores efetivos já foi concluído. Agora, a prioridade é a eleição dos diretores escolares. “Os candidatos apresentaram seus planos de gestão no dia 17. Esses planos serão avaliados por uma comissão e, posteriormente, expostos à comunidade escolar, que votará para escolher os diretores dos próximos dois anos”, explicou.

A secretária enfatizou a importância do processo eleitoral para integrar a comunidade na gestão escolar. “A participação dos pais e da comunidade é essencial para alinharmos a direção das escolas às necessidades reais das famílias e dos alunos”, afirmou.

Uma das novidades para 2025 é a ampliação do ensino integral, conforme o Plano Nacional de Educação. “Já temos ensino integral na creche e em duas turmas da pré-escola. Este ano, estamos estendendo o programa ao Ensino Fundamental, começando com os alunos do segundo e terceiro anos”, disse Giana.

O programa será implementado de forma gradativa, com os alunos frequentando a escola inicialmente três dias por semana, com permanência mínima de sete horas diárias. “Além das aulas regulares, teremos oficinas e atividades lúdicas para diversificar o aprendizado e proporcionar uma experiência mais completa”, detalhou.

Para garantir um retorno seguro às aulas, a secretaria também está organizando o transporte escolar. “Estamos licitando seis novas linhas, enquanto outras permanecem em operação. A Secretaria de Obras está colaborando para garantir que as estradas estejam em boas condições para o transporte dos alunos”, afirmou.

deixe seu comentário

leia também

leia também