Home Guaraciaba confirma primeiro caso de dengue em 2025 e intensifica ações de combate ao mosquito

Guaraciaba confirma primeiro caso de dengue em 2025 e intensifica ações de combate ao mosquito

Caso importado reforça alerta para a necessidade de eliminar focos do Aedes aegypti; município registrou aumento no número de focos nos últimos anos

Ascom

Última atualização: 2025/01/27 9:55:42

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraciaba, foi confirmado neste final de semana o primeiro caso positivo de dengue em 2025. O diagnóstico, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), indica que o caso é importado, ou seja, a pessoa contraiu a doença fora do município.

Em 2024, Guaraciaba registrou mais de 60 casos confirmados de dengue e, atualmente, o município é considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti. Dados da Secretaria de Saúde mostram que o número de focos aumentou nos últimos anos, passando de 133 em 2021 para 225 em 2024.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população para eliminar criadouros do mosquito, que se proliferam com mais facilidade durante o verão, devido ao calor e às chuvas. É necessário atenção especial a recipientes que acumulam água, como pratinhos de vasos de plantas, bebedouros de animais, potes e plásticos esquecidos em terrenos.

Além disso, a equipe de endemias e vigilância epidemiológica está intensificando as ações de orientação e recolhimento de entulhos, mas a secretaria enfatiza que a colaboração de todos é essencial. O uso de repelentes é recomendado como uma forma eficaz de proteção contra as picadas do mosquito.

Na última semana, a equipe da Secretaria de Saúde participou de uma capacitação promovida pelo Estado e realizou reuniões internas para discutir novas estratégias de enfrentamento à dengue.

A população é orientada a procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

deixe seu comentário

leia também

leia também