Doença infecciosa e transmissível é causada por bactéria que afeta principalmente os pulmões
Oeste Mais
Última atualização: 2025/03/26 5:23:43O estado de Santa Catarina registrou 2.339 casos novos de tuberculose (TB) no ano de 2024. O dado revela uma incidência de 29 casos por 100 mil habitantes, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O tratamento para a doença é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
No ano passado, 88% do total dos casos notificados realizaram teste para HIV e 14,3% são coinfectados com Tuberculose/HIV. As faixas etárias mais expostas são entre as idades de 20 a 49 anos e o sexo masculino predomina com 67,7% de notificações. Os dados de mortalidade são referentes ao ano de 2023, sendo que a taxa foi de 1,5 óbitos para cada 100 mil habitantes.
O Brasil é o país com o maior número de casos notificados de TB nas Américas. A TB é um grave problema de saúde pública e uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. Todos os dias, mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30 mil adoecem com esta enfermidade evitável e curável no mundo.
“Temos o compromisso pelo fim da tuberculose. Para isso precisamos fortalecer as políticas de saúde, obter mais investimentos em tecnologia e ter profissionais comprometidos. Desta forma, poderemos alcançar a eliminação da tuberculose como problema de saúde pública”, destaca Lígia Castellon, médica infectologista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Sintomas
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e cérebro. A transmissão se dá por via aérea.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse (por três semanas ou mais), associada ou não a febre, suor intenso à noite, falta de apetite e emagrecimento. Ao sentir qualquer um desses sintomas, a orientação é buscar atendimento médico.
Prevenção
A vacina BCG é uma maneira de proteção contra as formas graves de tuberculose e faz parte do calendário vacinal, feita ao nascimento. Além disso, como forma de prevenção e controle da doença, é sempre importante investigar os contatos mais próximos da pessoa que está em tratamento para que seja descoberta a infecção o mais rápido possível. Desta forma, o tratamento é iniciado precocemente e há a diminuição de possíveis complicações, além da redução na transmissão.
Tratamento
O tratamento da tuberculose dura seis meses. “Logo nas primeiras semanas do tratamento, a pessoa se sente melhor e, por isso, precisa ser orientada pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independentemente do desaparecimento dos sintomas, pois o tratamento incompleto pode levar a resistência aos medicamentos e agravamento do quadro”, enfatiza Lígia Castellon.
deixe seu comentário