A iniciativa garante o descarte correto de animais mortos e já está disponível para agricultores com inscrição estadual ativa
TVGC
Última atualização: 2025/04/22 1:30:40A Prefeitura de São Miguel do Oeste retomou na última semana o Programa de Recolha de Carcaças de animais no interior do município, garantindo que produtores com inscrição estadual ativa tenham acesso ao serviço de forma gratuita. O secretário de Agricultura, André Zapani, explicou que o programa começou oficialmente na última segunda-feira, 14, e destacou a importância da iniciativa para a destinação correta de animais mortos. “Todos os produtores com inscrição estadual ativa no município vão poder se beneficiar do programa com custo zero. É importante ressaltar isso: não tem custo nenhum para o munícipe”, afirmou o secretário.
Zapani detalhou que a empresa responsável pela coleta foi definida por meio de processo licitatório. O secretário orienta que, ao ocorrer a morte de um animal na propriedade, o produtor deve entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Agricultura. “O ideal é que, o quanto antes o animal morrer, o produtor nos comunique, nos avise. Nós acionamos a empresa, e ela, após o chamado, tem 24 horas para realizar a recolha”, explicou.
Além disso, Zapani esclareceu que o produtor não precisa se preocupar com a parte burocrática de registrar a baixa do animal, já que “todos esses trâmites, a própria empresa já faz no ato de emitir essa guia, e automaticamente o animal é baixado da propriedade”.
Durante a entrevista, o secretário também destacou a realização da tradicional Feira do Peixe, que ocorre nesta Semana Santa. Segundo ele, o evento busca oferecer peixes frescos, sensibilizados em gelo, diretamente pelos produtores locais. “A nossa técnica Kelly buscou parcerias com outras entidades para agregar ainda mais variedade. Teremos três produtores oferecendo peixe sensibilizado, ou seja, um peixe fresquinho que a pessoa compra e limpa em casa”, detalhou.
deixe seu comentário