O que você procura?

Home Em Belém, Mauro De Nadal propõe criação de grupo de trabalho entre Assembleias Legislativas para tratar da COP 30

Em Belém, Mauro De Nadal propõe criação de grupo de trabalho entre Assembleias Legislativas para tratar da COP 30

De Nadal é coordenador da Frente Parlamentar de fortalecimento da COP 30, representou a Alesc no encontro por indicação do presidente, deputado Julio Garcia (PSD)

Ascom

Última atualização: 2025/04/25 2:35:48

Criar um grupo nacional de trabalho com representantes das Assembleias Legislativas para discutir a participação dos legislativos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro.

Essa foi a proposição do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) no encontro do colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que foi realizado em Belém, no Pará, na quinta-feira (24). De Nadal é coordenador da Frente Parlamentar de fortalecimento da COP 30, representou a Alesc no encontro por indicação do presidente, deputado Julio Garcia (PSD).

A proposta, como destaca De Nadal, é trocar experiências sobre o que cada Assembleia tem feito visando a participação na conferência. Para ele, além dos desafios, a COP 30 pode representar oportunidades para Santa Catarina.

“Em Santa Catarina, quem produz, também preserva. Ao mesmo tempo em que o 30% do nosso PIB é resultado do agronegócio, contamos com 38% do nosso território coberto por florestas nativas. Além disso, somos o estado que registrou o maior percentual de redução de desmatamento da Mata Atlântica, com 86%. Isso mostra que nosso desenvolvimento é sustentável”, destaca.

Para ele, a COP 30 pode ser encarada como um espaço para lutar por políticas de compensação ambiental para quem preserva, assim como já ocorre em países europeus. Do mesmo modo, pode representar a oportunidade para buscar recursos para ampliar a rede de saneamento básico nos municípios catarinenses. “Por isso, acredito que a união dos parlamentos estaduais nos dará força nesse sentido”, afirma De Nadal.

Os deputados estaduais Neodi Saretta (PT) e Ivan Naatz também participaram das reuniões.

Essa foi a segunda visita que o deputado Mauro faz a Belém. Em janeiro deste ano, ainda como presidente da Alesc, o deputado se reuniu com a vice-governadora do estado, Hana Ghassan (MDB), que também acumula a função de Coordenadora Estadual da COP 30, e com o presidente da Alepa, deputado Chicão (MDB).

Na ocasião, a pauta foi, justamente, a participação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na COP 30.

Governador do Pará em Santa Catarina

Antes das reuniões na sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o deputado Mauro De Nadal se encontrou com o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Na ocasião, o convidou para vir a Santa Catarina falar sobre a conferência, convite que foi aceito por Barbalho. A data será definida em breve.

deixe seu comentário

leia também