O que você procura?

Home Sindicato dos Trabalhadores Rurais promove Assembleia Geral neste sábado com prestação de contas e palestra em Linha Canela Gaúcha

Sindicato dos Trabalhadores Rurais promove Assembleia Geral neste sábado com prestação de contas e palestra em Linha Canela Gaúcha

Presidente Lírio Wathier convida associados a participarem e destaca importância da união e transparência nas ações do sindicato

TVGC

Última atualização: 2025/05/02 2:09:40

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita realizará neste sábado (3), a partir das 9h, sua Assembleia Geral Ordinária na comunidade de Linha Canela Gaúcha. O evento contará com prestação de contas referente ao exercício de 2024, momento de confraternização e uma palestra especial sobre a conjuntura atual da agricultura.

O presidente do sindicato, Lírio Wachter, reforça que a assembleia é fundamental para que os associados acompanhem a aplicação dos recursos. “Eu acho que é de grande importância nossos associados saberem onde que o sindicato está investindo o dinheiro e onde ele arrecada. Então, para isso que é a prestação de contas”, explicou. Segundo ele, tudo já está organizado junto à contabilidade e à comunidade anfitriã, onde o sindicato já realizou outros encontros. “Tenho certeza que nosso associado indo lá vai se sentir em casa e vai ser muito bem atendido”, completou.

Com 55 anos de história, o sindicato atualmente conta com mais de 16 mil associados no registro, mas cerca de 1.100 estão ativos e aptos a votar. “É importante o associado participar. Aonde tiver dúvida, ele tem o direito de pedir explicação”, destacou Wachter, que também fez um apelo à juventude rural: “O jovem hoje não é tanto do sindicato, nem da cooperativa. Mas eu convido, quero reforçar isso, para o jovem vir junto a nós.”

A programação começa às 9h com a recepção dos participantes. Às 10h, inicia-se a prestação de contas, seguida pela fala de autoridades e, às 11h, palestra com Ricardo Ludwig, da Ciclobrio São Miguel. O tema será a conjuntura atual da agricultura.

Wachter também falou sobre programas em andamento, como o CAF 3.0 (Cadastro da Agricultura Familiar), o projeto Coban para financiamento rural direto no sindicato, e os desafios com o crédito fundiário. “É uma pena que o crédito fundiário está muito lento… E para nós segurar o jovem lá na roça, temos que facilitar para ele”, lamentou.

O presidente ainda destacou os serviços prestados pela entidade, como ITR, CCR e previsão de atendimento com declaração do imposto de renda para associados a partir de 2025. “O sindicato é a casa do agricultor. Se ele precisar, a gente fornece. Se tivermos um sindicato forte, podemos fazer ainda mais”, concluiu.

deixe seu comentário

leia também