Atualmente, há mais de 20 sepulturas abandonadas, que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti
Ascom Prefeitura de São Miguel do Oeste
Última atualização: 2025/05/08 9:31:20A Secretaria Municipal de Urbanismo de São Miguel do Oeste pede que os responsáveis por sepulturas e gavetas no Cemitério Municipal Santa Rita façam a manutenção dos túmulos. Atualmente, há mais de 20 sepulturas abandonadas, que acumulam água e podem se tornar criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.
A Secretaria também orienta que quem tiver familiares sepultados no Cemitério Novo e quiser transferi-los para o Cemitério Antigo, pode solicitar a exumação diretamente com a empresa funerária.
Outro alerta importante: evite acender velas diretamente nas sepulturas ou gavetas. Para isso, há um local específico a “cruz mestre”.
A Secretaria lembra ainda sobre a taxa de manutenção, obrigatória por lei. O valor é de R$ 50,00 e deve ser pago a cada cinco anos no escritório do Cemitério São Miguel e Almas, onde também é possível retirar a guia de pagamento. O dinheiro arrecadado é usado para manter e conservar os espaços públicos do cemitério.
A diretora Ivanete Povala reforça que cuidar das sepulturas é responsabilidade das famílias. E, para ajudar na prevenção da dengue, é fundamental evitar o uso de vasos ou recipientes que acumulem água.
Para mais informações, entre em contato com a administração do Cemitério São Miguel das Almas.
deixe seu comentário