Home Cedrense Rodrigo Isoton será ordenado diácono no dia 30 de maio em São Miguel do Oeste

Cedrense Rodrigo Isoton será ordenado diácono no dia 30 de maio em São Miguel do Oeste

Com trajetória marcada pela fé, juventude no interior e inspiração na família, seminarista celebra preparação para o ministério diaconal e fala sobre vocação, juventude e Igreja

TVGC

Última atualização: 2025/05/09 4:30:42

Natural de São José do Cedro, Rodrigo Isoton será ordenado ao diaconato no próximo dia 30 de maio, às 19h, na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Oeste. Com 31 anos, ele trilha um caminho vocacional iniciado ainda na juventude, motivado por uma experiência missionária e pelo convite de um então seminarista, hoje padre Divandro Frari. “Na hora pensei: ‘mas eu nunca, né? Não sirvo pra isso’. Mas aquela pergunta, aquela inquietação continuou”, relembra Rodrigo.

Filho de Avelino e Salete Isoton, agricultores da Linha São Domingos, Rodrigo é o mais novo de quatro irmãos, incluindo o padre Diego Isoton. Ele entrou para o seminário em 2013, após iniciar o acompanhamento vocacional em 2012, e hoje finaliza sua formação atuando na Paróquia São Miguel Arcanjo. “O seminário não é um espaço isolado da sociedade. Estudamos, trabalhamos, participamos da vida em comunidade. É uma vida normal”, explica.

Rodrigo fala com franqueza sobre o desafio de viver a vocação em tempos marcados pelo individualismo e consumismo. “A igreja é uma voz entre muitas. Mas precisamos continuar acreditando na juventude, indicar caminhos, despertar vocações com esperança”, defende. Ele reforça que o chamado vocacional é sempre uma iniciativa divina, mas requer abertura e resposta sincera: “Deus não manda uma mensagem dizendo ‘quero que você seja isso’, mas se serve de sinais, da comunidade, da família, do dia a dia.”

A ordenação diaconal é o primeiro passo rumo ao presbiterato, previsto para novembro deste ano, em sua terra natal. Rodrigo permanece em São Miguel do Oeste até o fim de 2024, atuando como seminarista e, em breve, como diácono. “Vocês terão a oportunidade de me acompanhar como seminarista, como diácono e depois como padre”, comenta com entusiasmo.

Com inspirações que vão da própria família ao legado de Madre Teresa de Calcutá e ao Papa Francisco, Rodrigo também se mostra esperançoso com a eleição do novo pontífice, Leão XIV. “A gente espera que ele continue o caminho iniciado por Francisco: próximo do povo, cuidador, zeloso, humano”, diz.

A celebração do dia 30 será presidida pelo arcebispo Dom Odelir José Magri e contará com a presença de padres, familiares, amigos e comunidade. Após a missa, haverá confraternização no salão paroquial. “Sinta-se convidado para celebrar conosco este momento importante para minha vida, para a paróquia e para toda a Igreja Arquidiocesana de Chapecó”, conclui Rodrigo.

deixe seu comentário

leia também

leia também