São Miguel do Oeste confirmou, nesta segunda-feira (30), a primeira morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) decorrente de Influenza no município.
A vítima é um homem de 57 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com o enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortolanza, o paciente, que não apresentava comorbidades, teve seu quadro agravado, vindo a falecer no domingo (29).
A Vigilância Epidemiológica reforça a necessidade de cuidados com a Influenza e destaca a importância da vacinação, que é imprescindível, principalmente para os grupos prioritários: idosos, crianças e pessoas com problemas graves de saúde. Em São Miguel do Oeste, apenas 40% do público-alvo se vacinou contra a Influenza, quando o ideal seria no mínimo 85%. A vacinação continua disponível nos postos de saúde.
Atualmente, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso está com lotação máxima na UTI, e o pronto-socorro segue com alta demanda de pacientes com casos gripais. A orientação para quem apresenta sintomas é o uso de máscaras, evitar locais fechados, praticar a etiqueta da tosse e, principalmente, manter a higienização das mãos e ambientes.
deixe seu comentário