Debater a segurança escolar é inovação sugerida pelo deputado Mauro De Nadal (MDB), que preside a Escola do Legislativo, e priorizou esse tema a partir de 2023, quando aconteceu um atentado contra alunos de uma creche em Blumenau, dois anos após outra tragédia, ocorrida em Saudades
ASCOM
Última atualização: 2025/07/02 8:14:04Fotos: Divulgação
A segurança escolar é o tema central das conferências regionais de vereadores mirins organizadas pela Escola do Legislativo da Alesc. As conferências reúnem os vereadores mirins de Câmaras Municipais que desenvolvem este programa e têm parceria com a Escola da Assembleia Legislativa, e esta semana estão acontecendo em cidades do Oeste.
Debater a segurança escolar é inovação sugerida pelo deputado Mauro De Nadal (MDB), que preside a Escola do Legislativo, e priorizou esse tema a partir de 2023, quando aconteceu um atentado contra alunos de uma creche em Blumenau, dois anos após outra tragédia, ocorrida em Saudades. “Nossa ideia é mostrar que uma escola acolhedora, sem discriminações e preconceitos contribui com a saúde mental do ambiente, e isso é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada, pois os benefícios são para toda a comunidade”, diz ele.
Integra é soma de esforços
Mauro De Nadal era o presidente da Alesc quando ocorreu o atentado de Blumenau. Ele imediatamente incentivou a integração de esforços entre mais de 30 instituições catarinenses, para estabelecer ações em favor da segurança nas escolas. Assim surgiu o Integra, um movimento que incentivou a apresentação de várias iniciativas parlamentares conjuntas, por uma política de segurança associada à harmonia no ambiente escolar. Agora, propostas do Integra fazem parte de palestras nas Conferências do Vereador Mirim.
“Cidadania e paz na escola” é um dos temas em debate. Os vereadores mirins são alunos do ensino médio e recebem a missão de difundir idéias sobre uma escola mais acolhedora e com menos discriminações em seus ambientes de origem. Em São Miguel do Oeste, nesta segunda-feira (30), participaram do Seminário Regional vereadores de sete municípios do extremo-Oeste. Nesta terça-feira (01), foi a vez de Palmitos sediar outro seminário.
“Cuidando uns dos outros” é outra palestra do Integra que a Escola do Legislativo inseriu nas conferências, segundo o diretor Alexandre Lencina Fagundes. Nessa proposta, o debate é sobre o que significa participar do bom ambiente escolar. Ou seja, combater intimidações, agressões, preconceito e práticas de humilhação de colegas que possam ensejar reações, a partir da fragilização da saúde mental. “Todos devem entender que são participantes ativos para a construção do bom ambiente”, reforça Alexandre.
Programa estadualizado
As conferências já foram realizadas em Itaiópolis, Porto Belo, Blumenau, Joinville, São Miguel do Oeste e Palmitos. Estão programadas outras em Irati, Vargem Bonita, Zortéa, Paulo Lopes, Braço do Norte, Lages e Criciúma.
Mais 12 municípios já sediaram as etapas dos seminários regionais do programa Vereador Mirim. O programa envolve mais de mil vereadores mirins, que em outubro tem o encontro final do programa anual em Florianópolis.
deixe seu comentário