Iniciativa do Parceiro Anjo alia treinos, capacitação e comportamento empreendedor no contra turno escolar para adolescentes
Redação TVGC
Última atualização: 2025/07/10 9:58:59Um projeto desenvolvido dentro do Parceiro Anjo está unindo esporte e empreendedorismo como proposta de formação complementar para adolescentes em São Miguel do Oeste. A iniciativa tem como público jovens entre 13 e 17 anos e ocorre no contra turno escolar, com atividades desenvolvidas a tarde e em alguns sábados.
Segundo o coordenador Luiz Alberto, a proposta vai além do futebol e busca estimular o comportamento empreendedor entre os participantes. “A nossa proposta é trabalhar com intensidade no empreendedorismo, mas nesse momento com foco no esporte, principalmente no futebol, despertando essas características de comportamento empreendedor na realização do sonho”, afirmou.
As atividades incluem treinamentos esportivos no contra turno e, a cada 15 dias, um encontro com foco em capacitação profissional. Entre os temas já trabalhados estão oratória e educação financeira. A metodologia do projeto utiliza a lógica do esporte como ferramenta pedagógica, valorizando estratégias, metas e trabalho em equipe, associando essas práticas aos princípios do empreendedorismo.
O projeto, que está em execução há aproximadamente 90 dias, é desenvolvido com acompanhamento técnico, incluindo a atuação do coordenador esportivo Tião. A proposta também prevê o encaminhamento de atletas às categorias de base de clubes, com foco em qualificação e desempenho.
Atualmente, cerca de 15 adolescentes participam da iniciativa, praticando treinos regulares aos fins de semana e coletivos durante a semana. A proposta é consolidar uma rotina de trabalho contínuo, voltada à evolução dos participantes, com metas claras de desempenho e formação.
O projeto está em fase de ampliação e busca estabelecer parcerias com profissionais de diferentes áreas. Estão sendo sendo negociadas parcerias com especialistas da saúde, nutrição e outras áreas relacionadas ao desenvolvimento esportivo e social. Além disso, o programa conta com o apoio de empresas locais de diversos setores, como mobilidade elétrica, cooperativas financeiras, contabilidade, agronegócio, móveis sob medida e eventos.
Entre os participantes está Brian Mancio, de 15 anos, que participa do Parceiro Anjo há três anos e está há dois anos envolvido na prática do futebol dentro do programa. Ele também realizou cursos de oratória e educação financeira. “Comecei a ter mais foco, mais responsabilidade. Saber fazer as coisas com educação financeira, oratória. Aprendi a falar melhor também”, relatou.
Erick, de 17 anos, é outro participante. Ele ingressou no projeto há cerca de dois meses, após passagem por clubes como a Juventus e o Sport Club Jaraguá. Segundo ele, o foco principal do trabalho é o futebol, com treinamentos diários que duram entre duas horas e meia e três horas por dia. O jovem destaca a importância da disciplina e da determinação para seguir a carreira esportiva. “É manter foco, como o projeto propõe. Treino todo dia e não desistir. É tentar focar o máximo possível”, afirmou.
Confira a entrevista completa no instagram : https://www.instagram.com/reel/DL26yr7Rz2M/
deixe seu comentário