O que você procura?

Home Guaraciaba inicia nova etapa da Capacitação em Escuta Especializada

Guaraciaba inicia nova etapa da Capacitação em Escuta Especializada

O objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, possibilitando o livre relato e o acionamento do conjunto de serviços e cuidados.

ASCOM Guaraciaba

Última atualização: 2025/08/07 11:14:09

Foi realizada nesta terça-feira (05), uma capacitação com os profissionais de diferentes áreas do Município de Guaraciaba sobre a aplicação do Protocolo da Escuta Especializada. Esse protocolo está sendo implantado no município desde o ano passado.

O evento é promovido pelo Comitê Municipal da Escuta Especializada, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social aos profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – sendo assistência social, saúde, educação e conselho tutelar.

O Protocolo de Escuta Especializada visa atender a legislação, Lei Federal n° 13.431/2017 que aponta para a necessidade de definição de fluxos de atendimento na rede de proteção, visando o atendimento protetivo e a não revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Conforme a Coordenadora do Comitê da Escuta Especializada, Idione Kroth Fabbi, com esse protocolo implantado, uma criança ou adolescente que tenha sido vítima ou testemunha de alguma violência não terá mais de reportar a mesma história diversas vezes, evitando assim o processo de revitimização.

A “Escuta Especializada” é um procedimento de entrevista realizado pelos profissionais nomeados e capacitados que atuam na rede de proteção do município, com o principal objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, possibilitando o livre relato e o acionamento do conjunto de serviços e cuidados que se fizerem necessários para cada situação específica identificada.

Dentro da escuta especializada existe uma série de procedimentos recomendados e outros que devem ser evitados quando uma criança ou adolescente revela a ocorrência de algum tipo de violência.

Conforme ela, a escuta especializada exige preparo, sensibilidade e responsabilidade. Por isso, investir na formação dos nossos profissionais é fundamental. Essa capacitação representa mais um passo importante para consolidar uma política pública que acolha, proteja e respeite nossas crianças e adolescentes.

deixe seu comentário

leia também