O que você procura?

Home Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos com investimentos em hidrelétricas

Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos com investimentos em hidrelétricas

Ao viabilizar 150 projetos de energia limpa, Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos e injetar R$ 572 milhões em nova infraestrutura de transmissão

ND+

Última atualização: 2025/08/17 3:28:26

Foto: Leo Munhoz/SecomGOVSC

Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos por meio de um programa estadual que acelera a liberação de projetos de hidrelétricas no estado.

A iniciativa, que já cadastrou 150 projetos e beneficiou 48 em fase de construção ou de projeto, busca impulsionar a geração de energia limpa e estimular a economia local.

Programa em Santa Catarina pretende gerar 20 mil empregos

De acordo com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, o programa Energia Boa foi criado para diminuir a burocracia e acelerar a liberação de licenças e autorizações necessárias para construir pequenas hidrelétricas.

Até agora, 150 projetos foram cadastrados, e 48 deles já estão recebendo apoio para avançar mais rápido. A previsão de 20 mil novos empregos inclui tanto as pessoas contratadas para construir as usinas quanto os empregos gerados na indústria de Santa Catarina, que fabrica equipamentos como turbinas e geradores usados nas hidrelétricas.

“Santa Catarina produz todos os equipamentos necessários para construir uma PCH ou CGH. O que acaba trazendo uma grande movimentação também para o setor industrial catarinense”, diz o governador Jorginho Mello.

Novas hidrelétricas conectam-se à rede elétrica do estado

Para que o programa funcione, órgãos públicos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Celesc trabalham juntos para analisar e liberar as permissões necessárias.

A maior parte dos projetos está em regiões com muita água, como o Planalto Serrano, com 65 projetos, e o Grande Oeste, com 56 projetos.

Ao mesmo tempo, a Celesc está investindo R$ 572 milhões na construção de seis novas subestações e 225 km de linhas de transmissão.

Essa estrutura vai ligar as hidrelétricas à rede elétrica, permitindo que a energia produzida chegue às casas e empresas.

deixe seu comentário

leia também