Home Seminário em São José do Cedro vai debater cadeia produtiva do leite

Seminário em São José do Cedro vai debater cadeia produtiva do leite

Dados da Cidasc apontam que Santa Catarina conta com mais de 20 mil propriedades dedicadas à pecuária leiteira

ALESC

Última atualização: 2025/09/19 9:46:03

As oportunidades e os desafios da cadeia produtiva do leite em Santa Catarina serão debatidos em um seminário regional na quinta-feira (25), em São José do Cedro. O evento, promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc por solicitação do deputado Altair Silva (PP), será realizado no CTG Mate Amargo, a partir das 13h, e reunirá especialistas, entidades e agricultores.

Presidente do colegiado, o parlamentar explicou que “o objetivo é compreender os pontos críticos e os potenciais do setor, além de debater caminhos para o desenvolvimento sustentável e inovador. A bovinocultura de leite é de suma importância para nosso estado e precisamos estar ao lado do produtor para ouvir suas demandas e também para auxiliar na manutenção da atividade”.

Dados da Cidasc apontam que Santa Catarina conta com mais de 20 mil propriedades dedicadas à pecuária leiteira, responsáveis por mais de 3 bilhões de litros anuais. Esse volume coloca o estado na quarta posição da produção nacional.

“O segmento enfrenta muitas dificuldades. Tivemos no último ano a importação de leite com benefícios fiscais, que prejudicou a competitividade do produto brasileiro, e agora estamos vendo uma diminuição no valor pago aos agricultores. Nossa intenção é apresentar alternativas que possam minimizar os impactos às famílias envolvidas com a cadeia”, pontuou Altair Silva.

A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de São José do Cedro, da Cidasc, da Epagri, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc).

As inscrições podem ser feitas previamente no site da Escola do Legislativo: escola.alesc.sc.gov.br.

deixe seu comentário

leia também

leia também