Dados da Cidasc apontam que Santa Catarina conta com mais de 20 mil propriedades dedicadas à pecuária leiteira
ALESC
Última atualização: 2025/09/19 9:46:03As oportunidades e os desafios da cadeia produtiva do leite em Santa Catarina serão debatidos em um seminário regional na quinta-feira (25), em São José do Cedro. O evento, promovido pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc por solicitação do deputado Altair Silva (PP), será realizado no CTG Mate Amargo, a partir das 13h, e reunirá especialistas, entidades e agricultores.
Presidente do colegiado, o parlamentar explicou que “o objetivo é compreender os pontos críticos e os potenciais do setor, além de debater caminhos para o desenvolvimento sustentável e inovador. A bovinocultura de leite é de suma importância para nosso estado e precisamos estar ao lado do produtor para ouvir suas demandas e também para auxiliar na manutenção da atividade”.
Dados da Cidasc apontam que Santa Catarina conta com mais de 20 mil propriedades dedicadas à pecuária leiteira, responsáveis por mais de 3 bilhões de litros anuais. Esse volume coloca o estado na quarta posição da produção nacional.
“O segmento enfrenta muitas dificuldades. Tivemos no último ano a importação de leite com benefícios fiscais, que prejudicou a competitividade do produto brasileiro, e agora estamos vendo uma diminuição no valor pago aos agricultores. Nossa intenção é apresentar alternativas que possam minimizar os impactos às famílias envolvidas com a cadeia”, pontuou Altair Silva.
A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de São José do Cedro, da Cidasc, da Epagri, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) e da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc).
As inscrições podem ser feitas previamente no site da Escola do Legislativo: escola.alesc.sc.gov.br.
deixe seu comentário