Home Brasil passa a celebrar oficialmente o Dia de São Miguel Arcanjo em 29 de setembro

Brasil passa a celebrar oficialmente o Dia de São Miguel Arcanjo em 29 de setembro

A data coincide ainda com a celebração dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel no calendário católico

NSC Total

Última atualização: 2025/09/29 10:49:15

Nesta segunda-feira (29), fiéis católicos em todo o país reverenciam São Miguel Arcanjo, reconhecido pela tradição cristã como príncipe das milícias celestes e defensor do povo de Deus contra as forças do mal. A data, historicamente presente no calendário litúrgico da Igreja Católica, passou a integrar oficialmente o calendário civil brasileiro em 2025, após sanção da Lei nº 15.219 pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (25).

A Lei nº 15.219, originada do Projeto de Lei 3.865/2025 da deputada Simone Marquetto (MDB-SP), institui o Dia de São Miguel Arcanjo no calendário nacional sem impor obrigações de celebração estatal ou práticas religiosas. A medida é apresentada como ato simbólico de valorização cultural, histórica e de fé, em respeito à pluralidade espiritual do povo brasileiro.

Conhecido também como padroeiro da Aeronáutica Mundial, São Miguel é invocado como protetor dos céus e das forças aéreas. No Brasil, sua devoção inspira orações, romarias e festas em diversas regiões, com destaque para o município paulista que leva seu nome, considerado um importante destino de peregrinação. A data coincide ainda com a celebração dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel no calendário católico, reforçando a tradição e o significado espiritual do dia.

deixe seu comentário

leia também

leia também