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DNIT inicia ações de recuperação na BR-282 entre Maravilha e São Miguel do Oeste

Haverá sistema de Pare e Siga durante a execução dos serviços de reciclagem

Tamara Finardi/ O Líder/ WH Comunicações

Última atualização: 2025/10/03 10:08:14

Na última quarta-feira (1º), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início a ações de restauração na pista da BR-282/SC entre Maravilha e São Miguel do Oeste. O trecho da rodovia está recebendo intervenções a partir da técnica de reciclagem de base, com espessura de 20 cm. Segundo o DNIT, o prazo estimado para conclusão dos serviços é de dois meses, condicionado às condições climáticas e operacionais. Este trabalho está previsto no âmbito do Contrato nº 080/2025-00, firmado com a empresa Ethos Engenharia de Infraestrutura S/A.

O engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, servidor público do DNIT, explica que a reciclagem asfáltica com emulsão e cimento é uma técnica onde o asfalto antigo é moído e misturado com emulsão asfáltica – que melhora a coesão e flexibilidade, e cimento – responsável por aumentar a resistência. Ele ainda acrescenta que a técnica já foi empregada pelo DNIT/SC na BR-158/SC e BR-282/SC entre Pinhalzinho e Maravilha.

Além da reciclagem de base, o contrato contempla ainda:
* recomposição de acostamentos;
* execução de remendos profundos;
* execução de camada de revestimento em CBUQ com 8 cm de espessura;
* implantação de sistemas de drenagem profunda; e
* execução de sinalização horizontal.
Intervalos de execução

De acordo o DNIT, o trecho contemplado situa-se na BR-282/SC entre Maravilha a São Miguel do Oeste, dividido em quatro frentes:

* Km 604+910 ao Km 605+810 – extensão de 0,90 km
* Km 615+330 ao Km 617+800 – extensão de 2,47 km
* Km 622+620 ao Km 624+200 – extensão de 1,58 km
* Km 624+200 ao Km 626+960 – extensão de 2,76 km
 Total a executar: 7,710 km

Haverá sistema de Pare e Siga durante a execução dos serviços de reciclagem. É importante que os motoristas respeitem a sinalização de obras e os comandos dos operadores de tráfego no local das obras.

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