O que você procura?

Home Rotary Club de SMO faz alusão ao Dia Mundial de Combate a Poliomielite

Rotary Club de SMO faz alusão ao Dia Mundial de Combate a Poliomielite

Atualmente foram desenvolvidas 2 vacinas para a imunização do vírus

Rotary 4740

Última atualização: 2025/10/17 8:50:06

No dia 24 de outubro, dia mundial de combate a poliomielite, o Rotary Club de São Miguel do Oeste alerta para a importância da vacina para o combate à Paralisia Infantil.

Atualmente foram desenvolvidas 2 vacinas para a imunização do vírus. De acordo com o ministério da saúde, a vacina injetável que está sendo usada atualmente para poliomielite é mais eficiente do que as gotas orais que até então eram usadas.

“A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar a vacinal injetável ainda mais segura. Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam a vacina.

Segundo o ministério da saúde, essa mudança foi amplamente debatida e aprovada pela Câmara Técnicade Assessoramento em Imunização (CTAI), que levou em consideração as mais recentes evidências científicas no combate à doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Rotary Club, promove neste sábado, 18 de outubro, o Dia D da Campanha de Multivacinação 2025. A ação ocorrerá na Sala de Vacina da Unidade Central, das 8h às 16h.

A iniciativa busca atualizar as cadernetas de vacinação de menores de 15 anos e reforçar a importância da prevenção contra doenças imunopreveníveis, entre elas a pólio, que ainda representa um risco em algumas regiões do mundo. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

A campanha reforça que manter as vacinas em dia é um ato de cuidado e responsabilidade coletiva, essencial para garantir a saúde individual e a proteção comunitária. Vacinar é um gesto de amor que salva vidas.

O esquema vacinal contra a poliomielite ficará assim:

• 2 meses – 1ª dose injetável (como já ocorre hoje)
• 4 meses – 2ª dose injetável (como já ocorre hoje)
• 6 meses – 3ª dose injetável (como já ocorre hoje)
• 15 meses – dose de reforço injetável (no lugar das gotinhas).

deixe seu comentário

leia também