Home Vice-prefeito Carlos Agostini compartilha informações sobre reforma da Willy Barth e programas de comunicação social

Vice-prefeito Carlos Agostini compartilha informações sobre reforma da Willy Barth e programas de comunicação social

Entre os programas estão o "Fala São Miguel" e "Fale com o Prefeito"

Redação TVGC

Última atualização: 2025/10/20 5:58:31

O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Carlos Agostini “Tatu”, apresentou atualizações sobre a recuperação da Willy Barth e os avanços dos programas de participação popular “Fala São Miguel” e “Fale com o Prefeito”.

Tatu informou que a Willy Barth, cuja manutenção vinha se restringindo a operações de tapa-buracos renovadas a cada 15 dias, foi incluída na licitação da BR-282, no trecho entre Maravilha e São Miguel do Oeste. O vice-prefeito vem atuando em estreita coordenação com o deputado Valdir Vital Cobalchini  e com o ministro Renan Filho para viabilizar a obra. Recursos que estavam pendentes já estão em fase de liberação, e a prioridade será a execução dos trechos mais precários da via e pontos críticos da BR-282. A previsão oficial aponta para um cronograma de execução de dois anos para a obra completa.

No planejamento técnico houve avaliação sobre materiais e vida útil. A opção inicial pelo uso de concreto, com expectativa de durabilidade entre 30 e 40 anos, foi analisada, mas o pavimento de concreto foi desaconselhado para trechos urbanos devido à necessidade permanente de acesso a redes de esgoto, água e fiações subterrâneas. Por essa razão o projeto prevê intervenção estrutural integral da via, visando durabilidade e não apenas recapeamento superficial.

A articulação política trouxe interlocução para antecipar o lançamento do processo licitatório, com o deputado e o ministro manifestando o desejo de lançar a obra ainda este ano, enquanto o vice-prefeito afirmou esperar poder anunciar o início das obras em 2026. A discussão também contempla a possível federalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Itapiranga e os impactos previstos com o aumento do tráfego em função da construção da ponte de Itapiranga, o que eleva a necessidade de uma via mais robusta e reforça estudos sobre a viabilidade de um contorno rodoviário para reduzir o tráfego urbano.

Paralelamente, os programas “Fala São Miguel” e “Fale com o Prefeito” foram destacados como instrumentos que permitem mapear prioridades coletivas e otimizar a alocação de recursos. As reuniões nas comunidades do interior foram concluídas e os encontros nos bairros da cidade já começaram, com rodadas iniciais em São Gotardo e Santa Rita.

deixe seu comentário

leia também

leia também