Home Alunos e professores do projeto “English is Fun” compartilham sobre experiência prática

Alunos e professores do projeto “English is Fun” compartilham sobre experiência prática

A iniciativa surgiu dentro do Clube Bilíngue, coordenado pelo professor Jonatham Scholl

Redação TVGC

Última atualização: 2025/10/21 8:54:08

O projeto “English is Fun”, criado por alunos  Ensino Médio do SESI Senai de São Miguel do Oeste, realiza um serviço social importante para o ensino de jovens da rede publica municipal. A iniciativa surgiu dentro do Clube Bilíngue, coordenado pelo professor Jonatham, que trabalhou o ensino da língua inglesa de forma lúdica e recreativa, aproximando os alunos do idioma e estimulando a solidariedade por meio do voluntariado.

Os alunos foram desafiados a pensar em algo que gerasse impacto na comunidade, e decidiram que o melhor caminho seria compartilhar o aprendizado que recebem em sala de aula com crianças que têm pouco acesso ao ensino de idiomas. A partir daí, criaram oficinas com jogos, músicas, sites e dinâmicas que transformaram o aprendizado em brincadeira. Durante as atividades, os voluntários perceberam o entusiasmo das crianças e o quanto a curiosidade por uma nova língua podia ser despertada de forma simples e divertida.

Para muitos, a experiência mudou a relação com o próprio inglês. Um dos participantes comentou que antes via o idioma como difícil, mas passou a gostar das aulas ao perceber a importância de ensinar o que aprendeu. Outro destacou a emoção de ver o brilho nos olhos das crianças ao aprenderem palavras novas, descrevendo a ação como um aprendizado mútuo. Houve quem apontasse que o projeto mostrou o valor de se colocar no lugar do outro e usar o conhecimento para fazer diferença.

Os jovens também reconheceram o impacto pessoal da ação. Alguns disseram que a experiência os fez perder o medo de falar em público, um dos pilares trabalhados pelo professor Jonatham, que incentiva o desenvolvimento da oratória e da autoconfiança. Outros relataram que o projeto os ajudou a definir rumos profissionais e reforçou a percepção de que o aprendizado pode ser mais do que teórico.

O projeto foi inscrito em uma competição estadual entre escolas SESI e ficou entre os três melhores de Santa Catarina, representando São Miguel do Oeste em Florianópolis. Para os alunos, o reconhecimento confirmou o valor do esforço coletivo e do envolvimento com a comunidade. Alguns foram convidados a replicar as oficinas em outras turmas, ampliando o alcance da proposta.

O professor Jonatham destacou que a escola busca formar jovens realizadores, capazes de transformar o ambiente ao redor. As professoras Fábia e Marina, da Educação Inclusiva, expressaram orgulho ao ver a evolução dos estudantes e o comprometimento com o trabalho em equipe.

A Escola SESI Senai também incentiva outras iniciativas semelhantes, como mostras cinematográficas, palestras em inglês sobre temas do ENEM e projetos sociais de robótica e informática para crianças em vulnerabilidade. Essas ações reforçam a missão de formar alunos protagonistas, empáticos e preparados para contribuir com a sociedade.

deixe seu comentário

leia também

leia também