Home Jovem Leitora de São Miguel do Oeste finalizou o total 65 Livros em 2025

Jovem Leitora de São Miguel do Oeste finalizou o total 65 Livros em 2025

Tamara Frizzo tem 14 anos e tem uma paixão declarada por leitura

Redação TVGC

Última atualização: 2025/12/03 10:54:36

Tamara Frizzo, uma adolescente de 14 anos moradora do bairro Estrela, em São Miguel do Oeste, demonstra desde cedo interesse pela leitura e pelo conhecimento. Em 2025, a jovem atingiu o impressionante número de 65 livros lidos, mantendo uma média anual que ultrapassa a marca de 50 títulos, muitos deles com centenas de páginas.

Seu interesse pela literatura nasceu na infância, ainda na creche, através do incentivo dos pais. Tamara é sócia da biblioteca pública desde muito pequena e não depende apenas da compra de livros, utilizando os acervos público e escolar para desfrutar sua paixão. Para ajudar seu acesso, a estratégia familiar inclui o uso das carteirinhas de seus pais, o que a permite pegar até nove livros emprestados de uma só vez, especialmente para aproveitar durante as férias escolares.

A relação de Tamara com o celular é de total desinteresse, ela não apenas não usa, como frequentemente o ignora: “Eu acabo não olhando muito, então o pai e a mãe proibiram de me deixar no silencioso, porque senão eu não olho mesmo”. Ela admite que, se lhe mandam mensagem, “Eu nem olho”, chegando a ficar dias sem checar o aparelho. “Eu nem sei onde eu deixei ele hoje. Perdi”, conta ela.

Interesses pessoais

O gênero preferido de Tamara se concentra em aventura, ação e mistério, escolhendo tramas que aprofundem a imersão no livro. No momento da entrevista, ela lia a continuação de um best-seller do New York Times sobre um jogo de “verdade ou consequência” em um colégio, demonstrando plena capacidade de recontar detalhes da história.

A leitura para ela é uma experiência sensorial e profundamente imersiva. Ela afirma conseguir se concentrar em qualquer lugar, mesmo com “a maior barulheira”, pois quando começa a ler, “eu não ouço mais nada do que tá fora. Eu ouço só a minha voz, a minha cabeça, a voz do que tá no livro”. Ela descreve uma verdadeira sinestesia: “É como se eu estivesse dentro do livro vendo o que estava acontecendo, porque por um momento eu não vejo mais as palavras, as letras. Eu vejo a imagem do que está acontecendo”. Esse foco permite que ela leia com velocidade impressionante, ultrapassando 100 páginas em um dia.

Tamara aponta que a leitura é o que mais a ajudou na vida, aumentando a capacidade criativa, o vocabulário, entre várias outras coisas. Ela explica que esse conhecimento a auxilia em sala de aula, onde consegue realizar as atividades mais rapidamente para ter mais tempo para ler. Seu conhecimento auxilia em diversos temas, por exemplo com livros sobre a Segunda Guerra Mundial, incluindo obras que exploram a psique de Hitler, podendo melhorar a análise critica e conhecimento histórico.

Questionada sobre o futuro, a jovem mantém firme o sonho de ser escritora, algo que cultiva desde criança e que pretende seguir com esse sonho até conseguir concretizar, formulando uma pasta com rascunhos e ideias. Em um episódio que se tornou comentário familiar, Tamara só aceitou ir a um casamento na condição em que o pai a deixasse comprar 12 livros de sua escolha como recompensa. Ela investe o próprio dinheiro que ganha, como mesadas ou presentes, na compra de mais títulos. “Eu invisto em livro. Eu tinha R$ 600 no meu cofrinho, sobrou só R$ 100, compro tudo em livro”, revela.

O exemplo de Tamara também influenciou seu irmão, Yuri, de 10 anos, que hoje lê cerca de 10 a 20 livros por ano, principalmente histórias em quadrinhos. A família estabeleceu regras firmes para o uso de telas: Yuri, por exemplo, só tem permissão para usar o celular por uma hora no domingo à noite.

A jovem leitora recomenda a todos que desenvolvam o habito da leitura e afirma que “um leitor vive mil vidas antes de morrer”, pontuando que para quem deseja começar, basta achar o tipo de livro que interesse.

deixe seu comentário

leia também

leia também