O que você procura?

Home Campanha recolhe grande volume de medicamentos vencidos e acende alerta em Guaraciaba

Campanha recolhe grande volume de medicamentos vencidos e acende alerta em Guaraciaba

Secretaria de Saúde identifica desperdício de recursos públicos e reforça à população a importância do uso correto e do descarte adequado das medicações.

ASCOM Guaraciaba

Última atualização: 2025/12/03 5:18:27

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraciaba, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, realizou nos últimos três meses uma campanha de recolha de medicamentos vencidos nas casas e reforçou a importância do uso correto da medicação.

O surpreendente resultado dessa campanha ascendeu uma luz de alerta no que se refere ao uso do recurso público, que acaba sendo desperdiçado, bem como das medicações que os munícipes necessitam e não estão tomando da maneira correta.

Só este ano, foram investidos aproximadamente R$ 700.000,00 com medicações na farmácia básica, o que significa que é ofertado para população de Guaraciaba mais de 240 itens gratuitamente em suas farmácias.

O Secretário de Saúde, Claudemir Parmigiani, destaca a gravidade do problema: “É lamentável ver que esse dinheiro está sendo desperdiçado. Esse valor poderia ser usado para melhorar a infraestrutura de saúde do município, contratar mais profissionais, comprar equipamentos para os atendimentos das equipes, enfim, oferecer mais serviços de exames e consultas à população. É um dinheiro que está sendo jogado fora e isso é inaceitável”.

A enfermeira e Assessora de Saúde, Maiane Gasperin, destaca também a importância do uso correto da medicação: “Pedimos a toda população: Quando você consultar e seu médico prescrever um medicamento, siga as instruções corretamente. Não pare de tomar o medicamento, mesmo que você se sinta melhor. Isso pode levar a resistência bacteriana, tornando o medicamento ineficaz”. Ainda, reforça a importância do descarte correto da medicação: “Toda medicação vencida não deve ser descartada no lixo comum em suas residências, pois isso contamina o meio ambiente e traz sérios problemas de saúde pública”.

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde faz um pedido para que use corretamente os medicamentos e se você tiver medicamentos vencidos em casa, traga-os para as unidades de saúde.

 

 

deixe seu comentário

leia também