O reconhecimento reforça compromisso da cooperativa com desenvolvimento sustentável e impacto positivo nas comunidades
Sicoob Central SC/RS - Assessoria de Imprensa, com informações da Agência AL.
Última atualização: 2025/12/11 11:06:53O Sicoob São Miguel recebeu, na noite de ontem (10/12), o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), durante a sessão especial, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, na sede da ALESC em Florianópolis/SC. O reconhecimento é uma das principais iniciativas do Parlamento para valorizar instituições que promovem ações sociais, ambientais e de governança no estado.
O presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, celebrou a conquista e destacou sua importância da premiação. “Esse reconhecimento pertence a cada cooperado, profissional e parceiro que acredita no cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento e geração de gerar valor para as comunidades. Participamos desde 2013 da certificação da ALESC, assim como de diversos outros programas de excelência, governança, gestão e sustentabilidade, é por meio destas iniciativas que visualizamos oportunidades de melhoria em nossas práticas, as premiações são consequência de um trabalho contínuo”, ressaltou.
O diretor Administrativo do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, representou as cooperativas do Sistema Sicoob na entrega do certificado, juntamente com o coordenador de Cidadania e Sustentabilidade da Central SC/RS, Juliano Fernandes. Para Olavo, a certificação reforça a essência cooperativista. “Este reconhecimento da ALESC confirma que nossas ações vão além do atendimento financeiro. Elas traduzem o compromisso do Sicoob com o desenvolvimento sustentável, a inclusão e o fortalecimento das comunidades. Ser certificado ao lado de nossas cooperativas é motivo de orgulho e de renovação da responsabilidade que assumimos com Santa Catarina”, afirmou o diretor.
Para o coordenador de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Central SC/RS, Juliano Fernandes, o reconhecimento consolida o avanço das práticas socioambientais no Sistema. “A certificação da ALESC demonstra que estamos no caminho certo ao investir em projetos de impacto real, que fortalecem comunidades e promovem desenvolvimento sustentável. Esse resultado é fruto da atuação conjunta das nossas cooperativas e reforça nosso compromisso diário com transparência, responsabilidade e cooperação”, destacou.
Sobre a certificação da ALESC 2025
Criado para incentivar a transparência e a responsabilidade socioambiental nas organizações, o programa destaca empresas, ONGs e instituições públicas que desenvolvem projetos consistentes, com impacto real nas comunidades onde atuam. Na edição deste ano, a 14ª, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela seleção das instituições certificadas, concedeu a certificação a 105 organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Doze cooperativas receberam o certificado, dentre elas o Sicoob Central SC/RS, o Sicoob São Miguel SC/PR/RS, o Sicoob Crediauc e o Sicoob Credial.
Para a Alesc, o programa reafirma o papel do Parlamento catarinense como indutor de políticas públicas e boas práticas, aproximando diferentes setores da sociedade e estimulando ações que impactam positivamente a vida dos catarinenses.
deixe seu comentário