Empresa familiar de Paraíso produz cerca de 160 dúzias por dia, segue normas de higiene e busca ampliar vendas com certificação nacional
Redação TVGC
Última atualização: 2025/12/16 5:25:49A Avícola Cantinho dos Ovos, na linha Castelo Branco em Paraíso, é uma produção familiar que já alcança mercados da região e trabalha com o selo do Serviço de Inspeção Municipal. A granja produz em média 160 dúzias por dia, mantém processo de higienização e classificação dos ovos e busca a equivalência para entrar no SISB e ampliar a comercialização.
A empresa é dirigida por Edson Wingert e auxiliada pela família, e desde o processo de produção segue etapas rígidas de higiene. Há em sua propriedade área de recepção dos ovos, lavagem, ovoscopia e pesagem, além da embalagem é feita manualmente. “Só vai para a bandeja o ovo que estiver perfeito”, afirmou Edson, explicando que ovos trincados são retirados antes da embalagem. A granja usa uma máquina moderna para higienização e mantêm separação entre área suja e área limpa.
A alimentação e manejo diferenciam o produto do sistema intensivo. As aves são criadas fora de gaiolas e recebem ração e pasto fresco. “A nossa ideia sempre foi produzir e vender saúde”, disse Edson. Ele reconhece que a produtividade é menor que a de granjas industriais, mas diz que isso implica em maior qualidade e valor agregado: “Meu custo é maior, por isso preciso vender o produto com um valor mais agregado.”
A médica veterinária responsável técnica, Antonise Jaguezerski, explica o papel do Serviço de Inspeção Municipal. “O serviço de inspeção não tem taxa de inscrição nem de manutenção”, disse Antonise. “A gente fiscaliza, orienta e faz parceria com os produtores para que eles cresçam.” Ela citou ainda o apoio do Sebrae e do Senar em cursos e assistência técnica. Sobre o SISB, Antonise afirmou: “Para ter o SISB é preciso demonstrar que o serviço de inspeção é equivalente ao do MAPA. Depois disso podemos indicar estabelecimentos prontos para essa certificação.”
A comercialização já atinge municípios da região. “Temos pedidos de Maravilha até Dionísio Cerqueira”, informou Edson. A expectativa é que, com a equivalência ao SISB, a avícola consiga abrir novos mercados, inclusive em centros maiores.
deixe seu comentário