O que você procura?

Home Pesquisa do Instituto IDEA aponta Lula na frente nas eleições, mas revela disputa ainda aberta

Pesquisa do Instituto IDEA aponta Lula na frente nas eleições, mas revela disputa ainda aberta

No levantamento espontâneo, ele aparece com 32% das intenções de voto

CNN Brasil

Última atualização: 2026/01/13 2:13:32

A pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto IDEA em parceria com o Canal Meio indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários para a eleição de 2026.

Nos cenários estimulados, Lula mantém a dianteira em todas as simulações. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é o único adversário que se aproxima, com 32,7% contra 40,2% do presidente. Michelle Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado aparecem sempre abaixo de 30% e mais distantes, evidenciando uma oposição fragmentada.

Apesar da vantagem, os números revelam um cenário menos confortável do que parece. Lula lidera também a rejeição, com 40,8%. aparecem Flávio Bolsonaro, com 30%, e Michelle Bolsonaro, com 26%. A pesquisa também perguntou se Lula merece continuar no cargo. 50% dos entrevistados disseram que não e 46,9% responderam que sim. Já 64,5% dos eleitores afirmam que já decidiram o voto. Apenas 35,5% dizem que podem mudar de opinião.

A avaliação do governo aponta fragilidades em áreas centrais como economia, segurança pública e saúde, que concentram mais opiniões negativas do que positivas. Esses temas surgem como variáveis-chave e tendem a pesar no humor do eleitor ao longo do ano.

Registrada no TSE sob o protocolo 06731/2026, a pesquisa ouviu dois mil eleitores por telefone entre os dias 8 e 12 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento mostra que Lula larga na frente, mas o jogo segue aberto e sensível ao desempenho do governo e à reorganização da oposição.

deixe seu comentário

leia também