Famílias têm prazo legal para atualizar cadastro e quitar taxa
Redação TVGC
Última atualização: 2026/01/20 5:48:40A Administração de São Miguel do Oeste reforçou o chamamento às famílias responsáveis por sepulturas e gavetas nos cemitérios São Miguel e Almas e Santa Rita. Atualmente, cerca de 200 gavetas e 30 sepulturas estão abandonadas, sem responsáveis identificados. A regularização é necessária para manter o direito sobre o espaço e garantir a organização dos locais.
A taxa é de R$ 50 por sepultura ou gaveta e tem validade de cinco anos. O valor é destinado à manutenção, reformas, pinturas e melhorias nos cemitérios. “A importância dessa taxa é para que as famílias não percam esse espaço e para que a administração saiba quem são os responsáveis por cada sepultura. Na verdade, ela também é para a manutenção do cemitério”, explica a diretora administrativa, Ivanete Povala.
Após a publicação do chamamento oficial, as famílias terão 90 dias para regularizar a situação. Caso não haja manifestação, o município poderá exumar e reutilizar os espaços. Desde 2020, muitas pessoas já procuraram a administração, mas ainda há um número significativo de áreas sem identificação.
O boleto é emitido diretamente na administração do cemitério e pode ser pago em lotéricas ou por aplicativo bancário, com possibilidade de vencimento no mês seguinte. A Secretaria também pede cuidado com o uso de velas, que devem ser acesas apenas no local indicado, e com recipientes que acumulam água, devido ao risco da dengue.
deixe seu comentário