Nascido em Oslo, filho de mãe brasileira, Lucas liderou após a primeira descida
Lincoln Chaves – Repórter da EBC
Última atualização: 2026/02/18 9:13:28Em Bormio, nos Alpes italianos, Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em Olimpíadas de Inverno, e já foi ouro. O esquiador venceu o slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina ao somar 2min25s nas duas descidas, ficando 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, prata, enquanto Loic Meillard também garantiu pódio para a Suíça.
Nascido em Oslo, filho de mãe brasileira, Lucas liderou após a primeira descida e, mesmo com o 11º tempo na segunda, manteve a vantagem. Aos 25 anos, ele já havia competido pela Noruega, inclusive nos Jogos de Pequim 2022, mas passou a representar o Brasil a partir de 2025, após anunciar aposentadoria e retornar às pistas.
O ouro supera o melhor resultado anterior do país em Jogos de Inverno, o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross em Turim 2006. Na mesma prova em Bormio, Giovanni Ongaro terminou em 31º. O Brasil ainda terá representantes no slalom, incluindo Lucas, Ongaro e Christian Soevik.
deixe seu comentário