Home 3º Simpósio do Autismo será realizado em abril em São Miguel do Oeste

3º Simpósio do Autismo será realizado em abril em São Miguel do Oeste

De acordo com a organização, o evento contará com cinco palestrantes e será dividido em momentos distintos ao longo da tarde e da noite

Redação TVGC

Última atualização: 2026/03/05 4:48:39

O terceiro Simpósio do Autismo será realizado no dia 17 de abril de 2026, no Latitude Eventos, em São Miguel do Oeste, reunindo profissionais, familiares e a comunidade para discutir o transtorno do espectro autista e temas relacionados à saúde mental, em uma programação que inicia às 13h com recepção e inscrições e segue ao longo da tarde e da noite com palestras e atividades voltadas à informação e à conscientização.

A iniciativa é organizada pela Associação de Autistas, Pais e Amigos do Extremo Oeste, e foi apresentada pela presidente da entidade, Francele Rasche, e pela vice-presidente Cleunice Bandeira, que destacaram a importância de ampliar o debate sobre o tema. “Esse ano o simpósio do autismo não vai só tratar do autismo, ele vai tratar da saúde mental, porque a gente precisa ter esse olhar de saúde mental para as famílias que têm uma pessoa autista, mas também para a sociedade em geral”, afirmou Francele.

A programação contará com cinco palestras, iniciando às 13h45 com o policial civil Israel Lima, de Curitiba, que também é autista e pai de uma criança com o transtorno, seguido pela palestra sobre neurodivergências e desafios em sala de aula com Francine Heiden Rios e, na sequência, pelo médico João Brandão. Após o intervalo com coffee break, a programação segue com a palestra sobre inteligência emocional conduzida por Edinei Prigol e será encerrada com a jornalista Laine Valgas, apresentadora do Jornal do Almoço, que abordará o tema da saúde mental.

A expectativa da organização é ampliar o público em relação à edição anterior, que reuniu cerca de 500 participantes. “Qual é o nosso objetivo? É levar informação, levar conhecimento e tornar a sociedade mais empática, com mais respeito e inclusão”, destacou Francele Rasche. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link disponível no Instagram da associação, com o primeiro lote de ingressos no valor de R$ 100.

deixe seu comentário

leia também

leia também