A palestra principal teve como tema “Estratégias no manejo da fertilidade do solo e no controle de plantas daninhas”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Cedep-Agro, André Bressiani Machado
Ascom Guaraciaba
Última atualização: 2026/05/21 5:25:47A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Descanso retomou, na última quarta-feira, dia 20, o tradicional ciclo de palestras voltado para os agricultores do município. Em sua 6ª edição, a iniciativa reuniu mais de cem participantes, entre produtores rurais, lideranças, estudantes e profissionais ligados ao setor agropecuário.
A palestra principal teve como tema “Estratégias no manejo da fertilidade do solo e no controle de plantas daninhas”, ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Cedep-Agro, André Bressiani Machado. Durante a explanação, foram abordadas práticas voltadas à melhoria da produtividade agrícola, conservação do solo e manejo eficiente das lavouras, destacando a importância do equilíbrio nutricional das plantas e do controle adequado das espécies invasoras para garantir melhores resultados no campo.
O tema é considerado essencial para a agricultura regional, especialmente diante dos desafios enfrentados pelos produtores em relação aos custos de produção e à busca por sistemas mais sustentáveis e eficientes. O manejo correto da fertilidade do solo contribui diretamente para o aumento da produtividade e para a preservação ambiental, enquanto o controle de plantas daninhas auxilia na redução de perdas e no desenvolvimento saudável das culturas.
Além da palestra principal, o extensionista rural da Epagri, Ricardo Dalla Possa, apresentou aos participantes informações sobre os programas disponibilizados aos agricultores de Descanso por meio do escritório local. Ele também explanou sobre o programa SC Rural II, iniciativa voltada ao fortalecimento do meio rural catarinense, com ações de apoio à produção, infraestrutura e desenvolvimento das propriedades.
O evento também contou com um momento de confraternização entre os participantes, com a oferta de um coquetel ao final da programação.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Thiago Grassiolli, avaliou positivamente a retomada do ciclo de palestras e destacou a importância da participação dos produtores e jovens estudantes. “É muito gratificante ver o auditório cheio novamente, com agricultores buscando conhecimento e trocando experiências. Também agradecemos à equipe gestora do Cedup Getúlio Vargas pela participação dos alunos, pois incentivar os jovens a estarem próximos do setor agrícola é investir no futuro agrícola da nossa região”, destacou.
deixe seu comentário