O que você procura?

Home Rotary empossa primeira diretoria do São Miguel do Oeste Arcanjo e amplia participação no movimento rotário

Rotary empossa primeira diretoria do São Miguel do Oeste Arcanjo e amplia participação no movimento rotário

Novo clube terá atuação mista e passa a integrar a estrutura rotária do município com projetos voltados à comunidade

Argeu Padilha / TVGC

Última atualização: 2026/06/16 2:15:24

O Rotary realizou na noite desta segunda-feira a cerimônia de posse da primeira diretoria do Rotary Club São Miguel do Oeste Arcanjo. O evento ocorreu no Restaurante Di Fiori e marcou a oficialização do novo clube rotário no município.

A primeira presidente da entidade, Silvana Maria Berti Daltoé, destacou que a criação do clube surgiu da proposta de ampliar a participação da comunidade no movimento rotário.

Segundo ela, o objetivo é abrir espaço para novos integrantes. “A ideia de abrirmos um novo Rotary aqui em São Miguel do Oeste é justamente podermos abrir para outras pessoas. Temos que possibilitar e oportunizar às mulheres também o ingresso ao Rotary Club, oportunizar mais mãos trabalhando e mais mãos servindo”, afirmou.

Silvana explicou que o novo clube terá caráter misto, reunindo homens e mulheres de diferentes idades e áreas profissionais.

“O Rotary Arcanjo vai funcionar de uma forma inclusiva para possibilitar que os mais jovens e as mulheres que queiram também possam ingressar no Rotary”, disse.

As reuniões do novo clube já estão sendo realizadas de forma quinzenal, nas segundas-feiras, em formato itinerante. Conforme a presidente, todos os integrantes terão funções definidas dentro da organização para incentivar a participação nas atividades.

O Rotary Club de São Miguel do Oeste atuará como clube padrinho da nova entidade durante o período inicial de funcionamento.

O presidente do Rotary Club de São Miguel do Oeste, Marcelo Schallenberger, destacou que a criação do novo clube representa um momento importante para o movimento rotário local.

“Há muito tempo já vinha sendo cogitada essa ideia de dar oportunidade também para as mulheres que queiram fazer parte do Rotary. Vejo que é um momento importante e tenho certeza que há espaço para os dois clubes trabalharem juntos”, afirmou.

Segundo Schallenberger, as duas entidades terão autonomia para desenvolver seus projetos e realizar suas reuniões, mas poderão atuar em parceria em ações voltadas à comunidade.

“Cada clube vai fazer os seus projetos e desenvolver as suas atividades. Nós nos colocamos à disposição para possíveis parcerias, troca de experiências e companheirismo”, destacou.

O governador do Distrito 4740, Elton Daltoé, responsável pela posse da presidente do novo clube, explicou que a iniciativa começou a ser construída em 2023.

“Finalmente São Miguel do Oeste tem um clube misto onde mulheres também poderão fazer parte e dar continuidade ao trabalho realizado pelo Rotary no município”, declarou.

Daltoé ressaltou que a criação do novo clube amplia as oportunidades de participação no movimento rotário.

“Pela primeira vez, São Miguel do Oeste tem a oportunidade de as mulheres também servirem ao Rotary. Isso vai fazer parte da história do município e do clube”, afirmou.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Edilson Zanardi, participou da cerimônia e destacou a contribuição dos clubes de serviço para o município.

“Nós sabemos do trabalho das entidades e dos clubes de serviço. Isso mostra a importância do trabalho voluntário e que a cidade está em constante evolução”, disse.

Zanardi também ressaltou que as entidades atuam em diversas demandas da comunidade. “São pessoas que se doam sem esperar nada em troca e ajudam a cidade a crescer”, completou.

O Rotary Club São Miguel do Oeste Arcanjo inicia suas atividades com diretoria própria e autonomia administrativa, mantendo vínculo de cooperação com o Rotary Club de São Miguel do Oeste.

deixe seu comentário

leia também