Intervenção prevê reconstrução da base da via, implantação de drenagem e nova pavimentação; recursos para a obra estão garantidos, segundo lideranças
Argeu Padilha / TVGC
Última atualização: 2026/06/27 1:16:14As obras de revitalização da Avenida Willy Barth tiveram início na manhã desta quinta-feira, 25, em São Miguel do Oeste. A intervenção contempla a reconstrução da base da rodovia, implantação de sistema de drenagem e nova pavimentação asfáltica. O anúncio foi acompanhado por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), lideranças políticas e autoridades municipais.
Durante entrevista à TVGC, o deputado federal Pedro Uczai (PT) afirmou que a obra representa o início de uma nova etapa para a via, que, segundo ele, anteriormente receberia apenas serviços de recapeamento.
“O projeto agora prevê a reconstrução da base, drenagem e posteriormente a aplicação do asfalto. A comunidade pode ter certeza de que será realizada uma obra estrutural”, declarou.
Segundo o parlamentar, foram destinados R$ 10 milhões por meio de emenda parlamentar para a revitalização da Willy Barth. Ele informou ainda que há previsão de ampliação dos recursos, caso necessário, utilizando parte dos R$ 26 milhões destinados à BR-282.
“Se houver necessidade, existem recursos reservados para garantir a conclusão da obra. O objetivo é entregar uma solução definitiva para a Willy Barth”, afirmou.
Questionado sobre o tipo de pavimentação, Pedro Uczai explicou que o projeto prevê revestimento asfáltico, após a execução da drenagem e da nova base da rodovia.
“Não adianta apenas colocar uma nova camada de asfalto sobre uma base comprometida. Primeiro será feita toda a estrutura necessária para suportar o tráfego de veículos pesados”, destacou.
O deputado informou que a previsão inicial para conclusão dos trabalhos é de aproximadamente três a quatro meses, prazo que poderá variar conforme as condições climáticas e o andamento da execução.
O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, Carlos Agostini, também participou do ato e afirmou que a revitalização atende a uma reivindicação antiga do município.
“Há muitos anos buscamos uma solução para essa rodovia, que recebe intenso fluxo de veículos pesados e registra acidentes. O importante é que agora será feita a recuperação da base, proporcionando maior durabilidade à pista”, disse.
Segundo o vice-prefeito, em anos anteriores o município já havia apresentado propostas em Brasília visando melhorias na via, incluindo alterações para aumentar a segurança do trânsito.
Também presente no evento, o deputado estadual Fabiano da Luz (PT) afirmou que a destinação dos recursos permitiu viabilizar uma demanda histórica da região.
“A revitalização da Willy Barth era uma reivindicação antiga. Com a garantia dos recursos, a obra passa a ser uma realidade e integra um conjunto de investimentos previstos para a BR-282 e para São Miguel do Oeste”, declarou.
Conforme as informações apresentadas durante o evento, os primeiros serviços executados concentram-se na drenagem e na preparação da base da rodovia. Técnicos do DNIT acompanham o início da intervenção, que deverá ocorrer em etapas para reduzir os impactos no trânsito durante a execução dos trabalhos.
deixe seu comentário