A prorrogação foi anunciada pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal entre quem perdeu a oportunidade de receber a dose na idade recomendada ou não possui registro da vacinação
Oeste Mais
Última atualização: 2026/07/22 3:10:12Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV poderão se imunizar gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até 31 de dezembro de 2026. A prorrogação foi anunciada pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal entre quem perdeu a oportunidade de receber a dose na idade recomendada ou não possui registro da vacinação.
A vacina faz parte do calendário nacional para meninas e meninos de 9 a 14 anos, faixa etária em que apresenta maior eficácia por ser aplicada, preferencialmente, antes do início da vida sexual.
Podem receber a dose os adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados ou não possuem comprovação da vacinação. A aplicação é gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais pontos de vacinação do SUS. A situação vacinal pode ser consultada na caderneta de vacinação ou pelo aplicativo Meu SUS Digital.
O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e está relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, vulva, vagina, ânus, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2025 a cobertura vacinal chegou a 86,22% entre as meninas e a 74,55% entre os meninos de 9 a 14 anos. A meta é alcançar 90% de cobertura em ambos os grupos até ampliar a proteção da população.
deixe seu comentário