Home Belmonte registra nota 7,5 no IDEB e escola destaca trabalho desenvolvido ao longo dos anos

Belmonte registra nota 7,5 no IDEB e escola destaca trabalho desenvolvido ao longo dos anos

Resultado considera desempenho dos estudantes em avaliações de língua portuguesa e matemática e indicadores de fluxo escolar

Argeu Padilha / TVGC

Última atualização: 2026/08/13 9:39:54

O Centro Municipal de Educação Professor João Revers, de Belmonte, registrou nota 7,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2025. O resultado colocou o município entre os primeiros colocados da região, conforme informações repassadas pela equipe da unidade escolar.

A diretora Gabriely Kleim Wronski atribui o resultado ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos por professores, alunos e demais profissionais da educação.

“A nossa média ficou em 7,5. Isso foi um destaque para nós, enquanto município, enquanto região, a nível estadual também. Isso vem do esforço contínuo de todos os profissionais da escola que estão envolvidos nesse processo, dos alunos”, afirmou.

Segundo a direção, a preparação para as avaliações inclui a aplicação de simulados durante o ano letivo. A escola também utiliza material apostilado como apoio ao planejamento das atividades pedagógicas.

A orientadora pedagógica Cristina Balmer explicou que o trabalho começa ainda na educação infantil e segue ao longo dos anos iniciais. De acordo com ela, a alfabetização e o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e matemática são trabalhados desde a pré-escola.

“Se as professoras da educação infantil não fizerem a parte delas desde a pré-escola, a gente aqui não tem um resultado significativo. Então, todos os professores, no primeiro ano, segundo, até o quinto ano, trabalham em função disso”, explicou.

Simulados e preparação

A unidade utiliza o sistema apostilado Maxi, da SOMOS, escolhido pela equipe pedagógica entre diferentes opções avaliadas pelo município. Conforme Cristina, o material oferece uma organização para o trabalho dos professores e contempla habilidades cobradas nas avaliações nacionais.

Os simulados também são utilizados para identificar os conteúdos que precisam ser retomados em sala de aula.

“A diferença da apostilada é que ela dá um norte muito maior para o professor em sala de aula e já trabalha em função dessas questões que o MEC prioriza”, disse a orientadora.

Cristina também destacou que a familiarização dos estudantes com o formato das avaliações contribui para que eles compreendam melhor a dinâmica das provas.

Critérios do IDEB

O IDEB considera o desempenho dos estudantes em avaliações e também indicadores relacionados ao fluxo escolar. Nos anos iniciais, entre os conhecimentos avaliados estão habilidades de língua portuguesa e matemática.

Segundo Cristina, também são considerados fatores como aprovação, reprovação e evasão escolar.

Em 2025, os estudantes realizaram avaliações de língua portuguesa e matemática. Também foram aplicadas, de forma experimental, avaliações de ciências da natureza e ciências humanas em algumas redes.

A avaliação do IDEB ocorre em períodos definidos pelo Ministério da Educação. O resultado divulgado em 2026 tem como referência os dados de 2025, enquanto uma nova avaliação deverá ocorrer posteriormente.

Leitura como parte do processo

A escola também mantém atividades voltadas à leitura. A biblioteca do Centro Municipal de Educação Professor João Revers passou por reforma e permanece disponível aos estudantes.

De acordo com Cristina, são desenvolvidas atividades semanais para estimular o contato dos alunos com os livros.

“A partir do momento que a criança lê bem, ela consegue ir bem na maioria das disciplinas, inclusive na matemática. Então, é de extrema importância ter a biblioteca aqui na escola”, afirmou.

A diretora Gabriely também destacou o papel da leitura na formação dos estudantes.

“O livro faz a gente vivenciar, sonhar, viajar dentro das histórias. E o digital é muito fácil. Então, quando a gente consegue instigar que eles tenham esse desejo pela leitura, é muito bem-vindo para a vida deles”, declarou.

Próxima meta

Com a divulgação da nota 7,5, a equipe pedagógica afirma que o próximo objetivo é manter o trabalho e buscar avanços nas próximas avaliações.

“A nossa meta ficou alta. A gente atingiu a primeira meta, 7,5, e o nosso maior sonho é aumentar. Então, a gente já está agora, passou esse resultado, começamos a nos preparar para o próximo”, afirmou Gabriely.

A diretora também agradeceu aos profissionais da escola, à Secretaria Municipal de Educação e à administração de Belmonte pelo suporte às atividades desenvolvidas.

O resultado do IDEB é utilizado como indicador para acompanhar o desempenho da educação básica e subsidiar o planejamento de políticas educacionais.

deixe seu comentário

leia também

leia também