Atividade reuniu auxiliares de ensino, assistentes educacionais e professores para estudo dos eixos da computação previstos na educação básica
Ascom Descanso
Última atualização: 2026/09/01 2:10:36O município de Descanso realizou na sexta-feira (28) mais uma etapa de formação continuada destinada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. A atividade reuniu auxiliares de ensino, assistentes educacionais e professores de diferentes etapas e áreas.
Durante a formação, foram trabalhados conteúdos relacionados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, incorporada de forma transversal ao currículo municipal. O estudo foi organizado a partir de três eixos: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital.
Segundo a diretora de Educação, Dulcilene Rugeri Foiatto, a preparação dos profissionais busca contribuir para o desenvolvimento dessas competências no cotidiano escolar.
“Estamos trabalhando os três eixos e trazendo para os profissionais práticas e ideias de como desenvolver essas habilidades com os estudantes, inclusive por meio de atividades desplugadas, que estimulam o aluno a pensar, criar estratégias e resolver problemas”, explicou.
As chamadas atividades desplugadas são propostas que trabalham conceitos da computação sem a necessidade de computadores, celulares ou outros equipamentos tecnológicos. Entre as possibilidades estão atividades voltadas à organização de informações, criação de estratégias e resolução de problemas.
A formação continuada também tratou da aplicação dos conhecimentos relacionados à computação nas práticas pedagógicas. A proposta é trabalhar competências que permitam aos estudantes compreender processos, desenvolver estratégias, solucionar problemas e utilizar recursos digitais de forma consciente.
A iniciativa integra as ações de formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Descanso e busca ampliar a inserção dos conceitos da computação no processo de aprendizagem.
deixe seu comentário