A maior aldeia indígena de SC, em Ipuaçu, imunizou 60% do total de indígenas vacinados para a Covid-19 no Estado, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde
Kerexu Yxapyry, a primeira entre os 1.565 indígenas vacinados em Santa Catarina – Foto: Reprodução/Rede Sociais
Um balanço preliminar do governo de Santa Catarina revela os detalhes da vacinação nos municípios, até 26 de janeiro. Ao todo, 48 mil doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas pelo Estado, que tem 1.565 indígenas vacinados.
Destes, dois terços estão localizados na mesma aldeia, a maior do Estado, em Ipuaçu, cidade do Oeste de Santa Catarina.
A cidade do Oeste catarinense tem 945 indígenas vacinados, o que corresponde a 60% do total de indígenas imunizados, desde que o uso emergencial das vacinas foi liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que as primeiras remessas de vacina chegaram em SC.
Também no Oeste de SC, chama atenção o caso de Abelardo Luz. Lá, somente um indígena recebeu a vacina da Covid-19.
Os indígenas pertencem ao grupo prioritário da primeira fase de vacinação.
São grupos prioritários, ainda, os trabalhadores da saúde, pessoas acima dos 75 anos e idosos com mais de 60 anos, residentes em instituições de longa permanência.
Santa Catarina tem três povos indígenas prevalentes: Guarani, Kaigang (litoral) e Xokleng (Oeste).
Mais de dez cidades com indígenas vacinados
Um conjunto de 13 cidades de SC têm indígenas aldeados, que receberam o imunizante para a Covid-19. Outra cidade do Oeste, Chapecó, é a segunda cidade catarinense com mais indígenas vacinados, 199.
Palhoça, na Grande Florianópolis, é a terceira cidade com mais indígenas vacinados: 92. Lá, fica a terra indígena do Morro dos Cavalos, onde mora Kerexu Yxapyry, uma das primeiras pessoas a receber o imunizante em uma cerimônia simbólica do governo do Estado.
No mesmo ato, foram vacinados o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, do hospital Celso Ramos de Florianópolis, e o idoso João de Jesus Cardoso, de uma instituição de longa permanência em São José, também em Florianópolis.
O cacique Teofilo, chefe de uma das três aldeias do Morro dos Cavalos, Itaty, confirmou que os indígenas foram imunizados por lá, inclusive ele próprio.
Veja a seguir, o número de indígenas vacinados em SC, por cidade e ordem decrescente:
Ipuaçu: 945
Chapecó: 199
Palhoça: 92
Biguaçu: 86
Araquari: 52
São Francisco do Sul: 45
Seara: 44
José Boiteux: 37
Major Gercino: 29
Bal. Barra do Sul: 17
Canelinha: 11
Porto União: 7
Abelardo Luz: 1
A capital do Estado não vacinou nenhum indígena. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Florianópolis não recebeu doses específicas para este público, visto que o Plano Nacional de Imunização considera indígenas aldeados, o que não é uma realidade na Capital.

deixe seu comentário