Educação planeja ações para rede estadual de Santa Catarina para o ano letivo de 2021
O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo de 2021 com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19
Última atualização: 2020/12/15 11:03:06
Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom
A Secretaria de Estado
da Educação (SED) inicia a última semana letiva de 2020 da rede estadual com
foco nos conselhos de classe, com a avaliação do desempenho dos alunos ao longo
do ano e programação das ações para 2021. A expectativa é que os professores
façam o planejamento pedagógico a partir de 3 de fevereiro e os alunos comecem
o ano letivo em 18 de fevereiro.
O planejamento da rede
estadual é iniciar o ano letivo de 2021 com aulas presenciais e alternância dos
grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede
estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19.
Dessa forma, a organização das atividades escolares será dividida em dois
momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.
O “Tempo Escola”
consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas
em grupos. Já as atividades pedagógicas que compõem o “Tempo Casa” podem ser
realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais, com orientação para
que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre
que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.
Estudantes e
professores do grupo de risco seguem em atividades remotas
As atividades não
presenciais também serão mantidas em 2021 para os cerca de 28 mil alunos da
rede estadual que, comprovadamente, fazem parte de grupo de risco para
Covid-19, assim como os professores. A modalidade também será ofertada nos
casos em que os pais optarem em manter os filhos em atividades remotas,
conforme a lei sancionada na última semana pelo governador Carlos Moisés.
Pensando neste momento
em que os estudantes não estarão na escola, a SED trabalha para contratar
serviços de operadoras de internet móvel para que alunos e professores possam
acessar aplicativos e ferramentas educacionais on-line, como o Google
Classroom, de forma gratuita pelo celular. Também há estudos para aquisição de
equipamentos para a transmissão simultânea das aulas aos estudantes que
estiverem em “Tempo Casa”.
“Em 2021, faremos
uma continuidade do processo de aprendizagem iniciado neste ano, primando pela
segurança de todos os envolvidos e também pela qualidade do ensino, que são os
dois pilares que norteiam nosso trabalho. O convívio na escola é necessário,
mas deve ser feito com total segurança”, reforça o secretário de Estado da
Educação, Natalino Uggioni.
Continuidade do ano
letivo de 2020
Com foco na
permanência dos estudantes, o planejamento da rede estadual é que o ano letivo de
2021 seja uma continuidade das ações avaliativas e pedagógicas de 2020. A
partir das informações do último conselho de classe, haverá um diagnóstico de
todos os alunos considerando os registros do Apoio Pedagógico Presencial e da
Busca Ativa para determinar a organização para o ano letivo seguinte.
A Portaria Normativa
SED nº 2179, de 07 de dezembro de 2020, determina que os alunos que obtiveram
êxito na aprendizagem serão matriculados no ano seguinte, seguindo normalmente
o fluxo. Já os alunos com dificuldades ou que não obtiveram aprendizagem de
forma satisfatória, matriculados no 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º ano do Ensino
Fundamental ou 1ª e 2ª série do Ensino Médio, terão sequência no fluxo, com a
possibilidade de frequentar programas e projetos ao longo de 2021 para atender
objetivos de aprendizagem.
Por outro lado, não
avançarão no fluxo os alunos matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental
e na 3ª série do Ensino Médio que tiveram sérias dificuldades de aprendizagem,
tendo como parâmetro a média inferior a 6,0. Da mesma forma, os alunos que,
comprovadamente, não realizaram nenhuma atividade durante os dois semestres
letivos, não irão avançar em 2021.
Protocolos para
garantir a segurança da comunidade escolar
Para que as aulas
presenciais tenham a segurança necessária para alunos, professores e
profissionais de educação, as escolas deverão seguir os protocolos previstos no
Plano de Contingência para Educação (PlanCon), assim como fizeram todas as
unidades que retomaram as atividades presenciais em 2020. O documento
apresentado e regulamentado em setembro detalha os regramentos que as escolas
devem seguir nessa retomada.
O PlanCon é a
referência para que cada unidade elabore o próprio Plano de Contingência
Escolar, com apoio do Estado em treinamentos com os gestores escolares. O
documento especifica a situação da unidade e precisa ser homologado pelo Comitê
Municipal de Gerenciamento da Covid-19 para que a escola esteja apta para
retomar as atividades presenciais.
O decreto publicado
nesta segunda-feira pelo Governo do Estado estabelece mais algumas regras que
devem ser cumpridas pelas escolas, como o funcionamento em até 50% das
matrículas ativas do turno de funcionamento, caso a escola esteja localizada em
área de risco Gravíssimo para Covid-19. Após a atualização do mapa de risco, as
escolas terão até dois dias para realizar as adequações, caso seja necessário.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
deixe seu comentário