O que você procura?

Home Comandante da PM de SC assina medalha para si próprio; corporação afirma que documento é padronizado

Comandante da PM de SC assina medalha para si próprio; corporação afirma que documento é padronizado

Segundo coronel Dionei Tonet, medalha foi autorizada pelo Conselho do Mérito do órgão catarinense. Para evitar 'dissabor de ter interpretações diferentes', ato será alterado.

Última atualização: 2020/12/10 1:54:55


Medalha concedida a comandante-geral da PM foi assinado pelo próprio chefe da corporação em Santa Catarina — Foto: Reprodução/ Redes Sociais


O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, assinou um diploma concedendo uma medalha para si próprio. O documento, com data de 8 de dezembro, é uma honraria pelos serviços prestados e foi dado pela 12ª Região de Polícia Militar (RPM), sediada em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense.


Em nota na manhã desta quinta-feira (10), o comando da Polícia Militar afirmou que diploma não deveria ter sido emitido desta forma. O que ocorre, segundo a corporação, é que os documentos são impressos de forma padronizada.


“Os diplomas são impressos de forma automática, por padrão, inclusive com assinatura digitalizada do Comandante-Geral. Portanto, o diploma objeto desta nota não deveria ter sido emitido”, diz nota do comando da PM.

A foto do diploma foi publicada em redes sociais e logo depois passou a ser divulgada em grupos de aplicativo por mensagem.


O coronel reforçou a nota da corporação e disse que o ato é rotineiro dentro da Polícia Militar, já que é ele comandante e o chefe da corporação. O ato será alterado para evitar interpretações equivocadas.


“Para evitar esse dissabor de ter interpretações diferentes tentando dar um tom pejorativo, eu pedi que se faça a alteração do ato, para que quando houver a indicação do comando-geral não seja mais a assinatura do comandante-geral no documento que faz a diplomação, materializa o ato”, explicou Tonet.


A medalha foi autorizada pelo Conselho do Mérito da polícia que analisa as propostas de medalhas, brasões, e outras honrarias que são concedidas pela corporação. Segundo a PM, Tonet participa do conselho, mas não estava presente na reunião que definiu a honraria.


A concessão das honrarias é baseada na Lei Ordinária 6463 de 1984 em Santa Catarina. Pela legislação, os documentos são padronizados e regulamentados. Tonet afirmou que quando o ato for alterado será dada publicidade.

Medalha concedida a comandante-geral da PM foi assinado pelo próprio chefe da corporação em Santa Catarina — Foto: Reprodução/ Redes Sociais

deixe seu comentário

leia também