Proposta de autoria de Gilberto Berté homenageia um dos primeiros moradores daquele bairro
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidades, nesta quinta-feira (19), o Projeto de Lei 72/2020, de autoria de Gilberto Berté (MDB), que denomina de João Borges de Oliveira a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Progresso, localizada na Rua Thomé de Souza.
João Borges de Oliveira nasceu em 10 de outubro de 1942, em Soledade, no Rio Grande do Sul, filho de Ananias e Otilia de Oliveira. Casou-se com Eracema de Oliveira em 19 de junho de 1965, e desta união tiveram três filhos: José Ivanir, João Oldefir e Ibanes Jocelir. Além disso, o casal teve seis netos e cinco bisnetos. Mudou-se para São Miguel do Oeste em 1965. O senhor João trabalhou na empresa de asfalto Camargo Correa por 14 anos, depois na Aurora Alimentos por mais 22 anos, onde aposentou-se com 54 anos de idade.
João Borges de Oliveira foi um dos primeiros moradores do Bairro Progresso. Conhecido como Borges, residiu no Bairro Progresso por 40 anos. Na época em que se instalou no Bairro, o local não tinha estrada, igreja, escola e ginásio de esportes.
Borges ajudou a encontrar um lugar para a celebração da 1ª Missa da Comunidade, que foi realizada no porão Dalsoglio, e depois na escola. Borges ajudou desde a primeira construção da comunidade e participou das lideranças. Por 18 anos foi assador de carne nas festas que a comunidade realizava. Foi fundador do Grupo dos Idosos, juntamente com sua esposa, gostava muito de dançar, era uma pessoa extrovertida, querida e muito respeitada por todos na comunidade. João Borges de Oliveira faleceu em 29 de julho de 2018, com 75 anos.
Berté ressaltou, na sessão, que o nome de Borges foi indicado pela comunidade do Bairro Progresso, e que se sentia honrado em homenagear um membro de seu bairro. O vereador entregou uma cópia do projeto de lei ao coordenador da comunidade, Adelar Berlanda.
deixe seu comentário