Para os cargos principais, prefeito mais jovem eleito neste domingo tem 27 anos
Entre os mais de 3 mil prefeitos e vereadores eleitos neste domingo (15) em Santa Catarina e que irão tomar posse em janeiro do ano que vem, alguns se destacam pelos extremos da idade. Ou jovens que quatro anos atrás sequer estavam aptos a votar, ou idosos que mesmo após décadas na vida pública ainda buscavam a primeira eleição.
O mais jovem eleito pelos catarinenses tem 18 anos de idade. Adrian Sganzerla (PP), foi escolhido como vereador em Irani, no Meio Oeste. Nascido em abril de 2002, é um dos nomes da geração nascida nos anos 2000 a entrar na política catarinense nas eleições 2020. Segundo as informações oficiais do TSE, Adrian é agricultor e fez uma campanha modesta, gastando pouco mais de R$ 600. Com 314 votos contabilizados, o jovem de 18 anos foi o terceiro vereador mais votado em Irani e será o mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo em toda Santa Catarina.
Dois candidatos com 19 anos também se elegeram em Santa Catarina: Leonardo Sausen (MDB) em Itapiranga, no Extremo Oeste, e Gabriel Nissola (PP) em Peritiba, no Meio Oeste. Ao todo, 160 jovens com 20 anos ou menos concorreram ao cargo de vereador nas eleições deste ano em SC. Para as prefeituras, a idade mínima exigida é de 21 anos.
Do outro lado da história, o vereador mais velho eleito pelos catarinenses têm 86 anos. Paulo Neres (MDB) vai ocupar uma cadeira do Legislativo de Itapoá, no Norte do Estado. Nascido em 1934, o aposentado tem participação na história política do município, mas pela primeira vez vai ocupar um cargo elegível. Ele já havia concorrido à Câmara de Vereadores em 2004 e 2008, mas em ambas as ocasiões ficou na suplência.
Nas prefeituras catarinenses, duas cidades serão chefiadas a partir de 2021 pelos prefeitos mais jovens do Estado. Em Ipira, no Meio Oeste, Marcelo Baldissera (PL) foi eleito para o primeiro mandato, assim como Tiago Dalsasso (MDB) em Nova Trento, na Grande Florianópolis. Ambos nasceram em 1993 e têm 27 anos.
Em Ascurra, no Vale do Itajaí, o jovem Arão Josino (PSD) também vai para o primeiro mandato como prefeito. Ele tem 28 anos e já havia sido candidato a deputado federal em 2018, mas não se elegeu.
O prefeito mais velho eleito pelos catarinense foi Gervásio Maciel, do PP, que vai assumir o Executivo em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. Gervásio tem 78 anos e era o atual vice-prefeito da cidade, mas assumiu a prefeitura de forma interina na metade do ano passado, após o prefeito Lorinho (PSDB) ser afastado em uma operação do Gaeco que investigou crimes relacionados à coleta de lixo no município.
No Brasil, conforme levantamento feito pelo G1, o prefeito eleito mais velho tem 95 anos. José Braz (PP) venceu disputa em Muriaé (MG) e se tornou o mais velho entre os que vão comandar os 5.568 municípios do Brasil. Já os prefeitos mais novos eleitos têm 21 anos, a idade mínima. São eles Fernando Cavalcante (MDB), em Matriz de Camaragibe (AL); Paulo Henrique (PP), em Pedra Preta (RN), e Ricardo Maia (PSD), em Tucano (BA).
deixe seu comentário