Home A importância da família para a saúde mental

A importância da família para a saúde mental

A relação familiar é fundamental para a saúde mental, as boas experiências afetivas iniciais têm influência positiva no desenvolver da vida do indivíduo.

Última atualização: 2023/05/15 9:06:40

A relação familiar é fundamental para a saúde mental, as boas experiências afetivas iniciais têm influência positiva no desenvolver da vida do indivíduo. Ela contribui ricamente na construção de nossa personalidade, principalmente na infância, afinal é nas relações com os membros da nossa família que descobrimos quem somos, o que temos de parecido, o que temos de singular, ou seja, é através das primeiras experiências sociais e de construção de vínculos que a criança desenvolve seus valores e personalidade. Por isso a família é a base de tudo. Depois, na adolescência, isso é firmado pelas relações externas, entram os amigos e pares, mas sem deixar de lado o que foi construído no ambiente familiar.

Na vida adulta o conceito de família não se fixa necessariamente na relação sanguínea, a família tem formato diverso, mas com o fim de manter os laços afetivos, os vínculos que dão sentido à nossa vida. É onde podemos ser, sem papel algum assumido, sem máscara ou personagem.

Da família vem muito do que somos. Lá recebemos e depois aprendemos a separar o que é nosso e o que é do outro, aprendemos a admirar e também a repugnar, mas nessas relações nos constituímos, internalizamos valores, e o mais lindo disso tudo é que temos a liberdade de escolha do que fica e o que vai. Considero a família um lugar sagrado, ouso dizer divino, pois é nela que construímos nosso eu, e nela que recarregamos nossas energias para todas as outras relações que vivemos no dia a dia.

Como você está na sua família? O que pode e/ou deves melhorar?

Lembre-se que a FELICIDADE só é encontrada VERDADEIRAMENTE e EXTENSAMENTE, nas RELAÇÕES!

deixe seu comentário

leia também