Home A relação conjugal na atualidade – Parte III

A relação conjugal na atualidade – Parte III

Este texto aborda a importância do autoconhecimento e da busca por uma relação saudável e harmônica. Destaca que os parceiros devem ter expectativas alinhadas e serem responsáveis por sua relação. Compreensão, respeito e flexibilidade são características essenciais para um relacionamento bem-sucedido. A terapia de casal é uma ferramenta valiosa para ajudar os casais a identificar e resolver conflitos e emaranhamentos que podem prejudicar a relação. Por fim, o texto enfatiza que a relação a dois deve ter um propósito e que os parceiros devem trabalhar juntos para alcançá-lo.

Última atualização: 2023/04/18 5:39:02

4) Expectativas

Cada um dos parceiros tem expectativas diferentes para si, mas, ao mesmo tempo, essas expectativas têm de estar alinhadas para que ambos possam ser atendidos e realizados individualmente e como casal.

5) Responsabilidade

A relação é de responsabilidade dos envolvidos, não foque o problema, mas a solução.

6) Compreensão, respeito e flexibilidade

São características essenciais para uma relação saudável.

Diante de responsabilidades profissionais, familiares e até amizades na qual o tempo se torna escasso, se percebe o quanto se torna difícil para as pessoas e os casais pararem para analisar suas vidas e desenvolver um processo de autoconhecimento. Um mundo tão agitado e sem questionamentos exige das pessoas a busca por se autoconhecer, que significa: quanto mais me conheço, melhor me relaciono comigo mesmo e com o outro.

Buscar ajuda profissional visa auxiliar o casal a refletir e perceber que, muitas vezes, existe na vida do casal posturas rígidas, nas quais se fixam, tornando a relação desgastada. No processo da terapia, o casal começa a se dar conta de emaranhamentos presentes.

Eles passam, então, a ter o entendimento do conflito, irão fazer os devidos apontamentos e realizar a mudança para enriquecer a relação. O compromisso da terapia de casal é promover saúde psicológica e emocional dos membros da relação proporcionando qualidade de vida.

Uma relação harmônica e sadia acontece quando o casal permite um ao outro viver a sua vida, mas que precisam um do outro. A relação a dois deve ter um sentido, portanto, que dia após dia, conjuntamente trabalhem para concretizar um propósito.

deixe seu comentário

leia também

leia também