Home Acadêmicos da Unoesc conquistam 2º lugar no concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA

Acadêmicos da Unoesc conquistam 2º lugar no concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA

Os acadêmicos concorreram com 30 equipes de diferentes universidades catarinenses

Última atualização: 2017/06/13 4:24:43

São Miguel do Oeste

Geovane Moreira e Mickaela Herbert receberam certificado de 2º lugar

Os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc São Miguel do Oeste, Geovane Moreira e Mickaela Herbert, conquistaram o 2º lugar no “1º Concurso Engenheiro Cervejeiro” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). Os acadêmicos concorreram com 30 equipes de diferentes universidades catarinenses. A cerimônia de premiação foi realizada sexta-feira, dia 9, em Florianópolis.

Geovane e Mickaela fabricaram a cerveja estilo Dry Stout. Além de fabricar a bebida, o concurso exigiu a apresentação do relatório técnico com a descrição de todas as etapas do processo de produção. A bebida foi avaliada por uma comissão formada por profissionais de renome da engenharia do ramo de produção de cerveja e por membros do Beer Judge Certification Program (BJCP). O BJCP é um programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros. Durante a competição, os jurados avaliaram critérios como aroma, aparência, sabor e sensação da bebida na boca.

Segundo os acadêmicos, foi preciso muitas horas de dedicação e estudo para cumprir todos os requisitos da competição. Esse foi o primeiro concurso que os alunos participaram. “O certificado de segundo lugar nos dá a garantia de que possuímos um conhecimento mais aprofundado sobre cerveja, além de mostrar a nossa dedicação, esforço e interesse pela área”, destacam Geovane e Mickaela, que estudam na nova fase do curso.

Além de receber a premiação, os alunos também aproveitaram a noite para conhecer novos profissionais da cervejaria e ampliar os seus networkings (redes de contatos profissionais). Geovane diz que o concurso proporciona novas possibilidades. Após a graduação, ele planeja buscar uma especialização nessa área. “Nos últimos anos, a área de produção de cerveja vem sofrendo uma grande mudança com a desmassificação da produção. Prova disso são as pequenas cervejarias que estão abrindo na nossa região. Esse é um segmento a ser explorado e que tem um grande potencial de expansão”, avalia Geovane.

Geovane Moreira, Fernanda Machado e Mickaela Herbert durante a noite de premiação

Mickaela garante que, além do 2º lugar, a participação no concurso resultou em um grande aprendizado. “Conhecemos profissionais especializados no assunto e vimos a importância das empresas possuírem profissionais qualificados. Essa é uma área de grande potencial, podemos ver isso na própria região Extremo-oeste, onde, nos últimos anos, ocorreu a instalação de microcervejarias”, avalia a estudante.

Para a coordenadora do curso e orientadora do trabalho, doutora Eliane Maria de Carli, o crescimento do mercado e a afinidade com o produto têm levado estudantes e engenheiros a investirem tempo, dinheiro e técnica na cervejaria, que se tornou um importante mercado de trabalho para esses profissionais. Eliane salienta que a participação dos acadêmicos na competição mostra que, no Oeste catarinense, também são desenvolvidos bons projetos e que a região conta com ótimos profissionais. ” O segundo lugar no concurso reforça o empenho, a dedicação, a determinação e o que não pode faltar para um engenheiro: vontade de fazer, mudar, ousar. A competência do curso de Engenharia de Alimentos da Unoesc demonstra o que o profissional dessa área pode desenvolver”, afirma Eliane.

Sobre o concurso

O “1º Concurso Engenheiro Cervejeiro” do CREA-SC teve o objetivo de promover e incentivar o ensino e a pesquisa na área de processo de fabricação de cervejas, já que Santa Catarina está entre os principais produtores do País, ocupando o terceiro lugar do ranking. A competição contou com a participação de estudantes de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e de Agronomia de universidades catarinenses cadastradas no Conselho. “Os avaliadores ficaram impressionados positivamente com o trabalho dos alunos, desde a qualidade das cervejas produzidas até os relatórios elaborados”, avalia a assessora técnica da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-SC, Fernanda Meybom Machado.

Geovane Moreira e Mickaela Herbert receberam certificado de 2º lugar Fotos: Ascom CREA/SC
Geovane Moreira, Fernanda Machado e Mickaela Herbert durante a noite de premiação

deixe seu comentário

leia também