Home Administração se manifesta sobre retirada de árvores no centro

Administração se manifesta sobre retirada de árvores no centro

Retirada de plantas para execução de obras de passeio público gerou críticas em redes sociais. Administração afirma que serão plantadas novas árvores no local

Última atualização: 2019/10/25 5:03:09


Gerou repercussão negativa nas redes sociais nesta semana a retirada de árvores na Rua Odilo Antônio Link, em São José do Cedro, local onde está sendo executada obra de passeio público. Muitas pessoas questionaram a iniciativa, o que levou a Administração Municipal Emitir uma nota justificando a ação. Segundo o texto, a retirada é necessária para atender as normas de acessibilidade e que novas árvores serão plantadas no local. Acompanhe a nota na íntegra: 

Com relação à retirada de árvores no perímetro urbano, mais precisamente na Rua Odilo Antônio Link, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Setor de Urbanismo, informa que:

A retirada se faz necessária devido à execução das obras de passeio público, que prevê, segundo a norma NBR 9050/2015, acessibilidade para pessoas com deficiências (deficientes físicos e visuais) ou com dificuldades de mobilidade como idosos e gestantes, por exemplo.

Naquele local, as arvores foram retiradas por estarem dentro da faixa de circulação livre, bem como, por suas raízes estarem danificando meio fio e futuramente o passeio que será executado. Estes passeios precisam estar dentro da norma já citada, portanto era impossível preservar as arvores naquele local, mesmo que a vontade da Administração era esta.

Informamos ainda, que está previsto, e será executado, o plantio de novas arvores dentro da faixa de serviço, local indicado pela norma de acessibilidade.

Serão arvores apropriadas para plantio no perímetro urbano, as quais não irão danificar passeio, meio fio, asfalto e nem rede de energia elétrica, e principalmente, deixarão a faixa de circulação para que TODOS possam transitar livremente e com segurança.

Salientamos de que somos sabedores que uma cidade arborizada é mais bonita e que precisa ser pensado também nas necessidades de todos os seus moradores bem como das pessoas que vem até São José do Cedro visitar amigos e parentes. Por isso, destacamos que, o projeto total prevê a retirada de mais de 100 árvores, no entanto, será feito o plantio de mais de 300 arvores. Todas as arvores que serão retiradas é por que estão em desacordo, conforme explicado anteriormente.

Reiteramos que será feito o plantio de novas árvores, não da espécie das que foram retiradas, mas sim as mais indicadas, como dito anteriormente.

Vale lembrar ainda, que nem todas foram retiradas, as que estavam em local correto, foram deixadas.

O compromisso de todas as Administrações é garantir que seus moradores tenham o mínimo necessário, que é o melhor atendimento possível na saúde e educação. Deixar a cidade padronizada, aos poucos, mais bonita e de fácil acesso para todas as pessoas também faz parte das obrigações dos gestores. Todas as mudanças causam transtornos e descontentamentos por parte de algumas pessoas, mas sabemos também, que mudanças são necessárias.

deixe seu comentário

leia também

leia também