O que você procura?

Home Adriano Vieira deixa Secretaria de Assistência Social de Paraíso após aprovação em concurso público

Adriano Vieira deixa Secretaria de Assistência Social de Paraíso após aprovação em concurso público

Ex-secretário destaca ações de economia, fortalecimento dos serviços e apoio à população vulnerável durante quatro meses de gestão

TVGC

Última atualização: 2025/05/07 4:38:13

O secretário de Assistência Social de Paraíso, Adriano Vieira, deixou oficialmente o cargo nesta sexta-feira (3), após ser aprovado em concurso público como motorista da prefeitura. Em entrevista ao podcast GC Cast, ele fez um balanço dos pouco mais de quatro meses à frente da pasta e reafirmou o compromisso de continuar contribuindo com os serviços públicos no novo cargo.

“Hoje é meu último dia como Secretário de Assistência Social. Mais uma vez eu queria agradecer ao prefeito Belegante pela oportunidade. Eu sei que é uma responsabilidade grande gerir o dinheiro público”, afirmou Vieira logo no início da entrevista.

Durante o período em que esteve no comando da secretaria, Adriano priorizou a economia de recursos, inclusive com ações simbólicas: “No começo do ano a gente não tinha licitação de lavagem de carros, os carros estavam sujos, eu mesmo lavei os carros para gerar uma economia, porque o meu pensamento é de fazer economia com dinheiro público pra comprar um ônibus, né? Pros idosos, pro serviço de convivência, as crianças.”

A falta de transporte adequado para as atividades da secretaria foi um dos principais desafios enfrentados. “Hoje a gente não tem nenhum ônibus que possa estar levando [os idosos] pra fora. Que nem agora tivemos aí, dos idosos pra fora, tivemos que ir de carro pequeno”, relatou.

Mesmo deixando a função de secretário, Adriano reforçou que continuará atuando próximo à pasta: “A gente vai ficar trabalhando também na assistência e no conselho tutelar, que é tudo junto ali, né? […] Vamos estar ajudando tudo o que precisa da secretaria também.”

Sobre a possibilidade de retornar à chefia da secretaria no futuro, ele não descartou: “Com certeza. De repente, em um futuro próximo, a gente pode estar voltando, dependendo do pensamento do prefeito também.”

Atendimento aos idosos e projetos de descentralização

Durante a entrevista, Vieira também destacou o trabalho realizado com os cinco grupos de idosos atendidos no município, que somam mais de 500 participantes. Ele revelou a intenção de estruturar uma associação dos grupos para dar mais autonomia e agilidade na gestão dos recursos.

“Eles vão ter um valor X […] vão querer comprar o lanche, eles podem estar escolhendo o que querem de lanche, […] o transporte também, cada um vai poder contratar a empresa que quer”, explicou. Segundo ele, essa medida permitirá economia e dará mais liberdade aos próprios grupos, com prestação de contas ao fim do ano.

Participação no JAST e fortalecimento dos vínculos

Vieira também falou sobre a participação dos idosos nos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), em São Bento do Sul. “Foi uma viagem bem bacana. Fomos com uma dupla de canastra e uma de truco. […] O truco saiu bem, classificou na primeira fase, ganhou de Chapecó e de Novo Horizonte.”

Na área do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ele destacou o trabalho com mais de 60 crianças atendidas no CRAS. Um dos eventos recentes envolveu um dia de atividades na sede do vereador Leão. “Todas as crianças estiveram lá, brincaram, tiveram brincadeiras, almoçaram. Uma coisa diferente, lanche, gostaram muito”, relatou.

Desafios e despedida

Adriano também comentou a saída da psicóloga Gisele, que deixou o CRAS após ser aprovada em outro concurso. Segundo ele, será necessária uma contratação emergencial para a função, além de outro cargo na assistência.

Apesar do curto tempo à frente da secretaria, o agora ex-secretário se despede com a sensação de dever cumprido. “Com certeza, esses quatro meses foram muito aprendizado. […] O assistencialismo é uma área muito importante. O Paraíso tem vários problemas nessa área, até mais que São Miguel, e a gente tá lá pra ajudar.”

O cargo de secretário segue vago por ora, e a nomeação de um novo titular caberá ao prefeito Gilberto Belegante. Enquanto isso, Adriano segue colaborando com o município, agora em uma nova função, com a mesma disposição: “Se é preciso eu assumir de motorista pra ajudar no que for preciso, a gente vai estar sempre à disposição.”

deixe seu comentário

leia também