A matéria-prima que originou esse sabão veio do trabalho de educação ambiental, do trabalho de conscientização com as escolas, da mobilização das comunidades
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) doou, no início de abril, 60 litros de óleo saturado para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A doação possibilitou a produção de sabão artesanal, realizada por professores pesquisadores e estudantes da instituição de ensino. O óleo saturado doado pela Afubra foi recolhido pelas escolas parceiras do Programa de Recolhimento de Óleo Saturado, mantido pela entidade há 11 anos.
O gerente de Produção Agroflorestal da Afubra, engenheiro florestal Juarez Iensen Pedroso Filho, explica que a entidade foi procurada pelos professores Wolmar Severo e Rosana Schneider, do curso de Química da Unisc. “Logo abraçamos a ideia e doamos os 60 litros, pois, a matéria-prima que originou esse sabão veio do trabalho de educação ambiental, do trabalho de conscientização com as escolas, da mobilização das comunidades que coletam o óleo saturado que é destinado à Afubra, que já tem o intuito social muito grande e que culminou mais nesse benefício. Nada mais justo do que esse óleo voltar para a comunidade. O sabão é um produto que, no momento, é extremamente necessário para combater ou mitigar os efeitos desse vírus”.
deixe seu comentário