Campanha inicia no dia 3 de agosto e contará com palestras, fóruns, atividades no interior e atendimento do Ônibus Lilás na Praça Central
Argeu Padilha / TVGC
Última atualização: 2026/07/22 9:32:30A Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste, em parceria com órgãos da rede de proteção e atendimento à mulher, realizará durante o mês de agosto a programação da campanha Agosto Lilás 2026. As atividades têm como objetivo orientar a população sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, divulgar os canais de denúncia e apresentar os serviços disponíveis na rede de atendimento.
A programação terá início no dia 3 de agosto com a abertura oficial da campanha, adesivação dos veículos da Secretaria de Assistência Social com os canais de denúncia e ornamentação de espaços públicos.
Segundo a secretária de Assistência Social, Andréia Rebelato, a campanha busca ampliar o acesso da população às informações sobre os mecanismos de proteção.
“Todo mês trabalhamos uma campanha de prevenção, mas agosto é voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. Queremos dar visibilidade aos canais de denúncia, porque ainda percebemos que muitos casos deixam de ser registrados por falta de informação”, afirmou.
No dia 5 de agosto será realizado o 2º Fórum da Procuradoria da Mulher, às 13h30, na Câmara de Vereadores, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo.
A principal novidade da programação será a presença do Ônibus Lilás, no dia 11 de agosto, das 9h às 16h, na Praça Central. O veículo, disponibilizado pelo Governo do Estado, será utilizado como estrutura para atendimentos e orientações às mulheres.
Antes do início das atividades, às 8h30, será realizada uma carreata com saída do trevo de acesso ao município. O Ônibus Lilás abrirá o percurso acompanhado pelos veículos oficiais da Secretaria de Assistência Social adesivados com os canais de denúncia.
“São Miguel do Oeste iniciou os contatos ainda no começo deste ano para conseguir trazer o Ônibus Lilás. É uma ação bastante disputada entre os municípios e representa uma oportunidade para aproximar os serviços da população”, destacou a secretária.
A abertura oficial ocorrerá às 9h, seguida do início dos atendimentos às 9h30.
Durante todo o dia, serão oferecidos atendimentos e orientações por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), testagens rápidas e orientações preventivas. A OAB Por Elas prestará atendimento jurídico individual às mulheres que desejarem esclarecimentos.
Também participarão da ação equipes do CRAS, CREAS e Serviço de Família Acolhedora, com acolhimento e orientações sobre os serviços da assistência social. A programação contará ainda com estande informativo sobre a campanha Agosto Lilás, orientações da Rede Catarina de Proteção à Mulher, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e OAB Por Elas.
Entre as ações previstas estão orientações sobre empreendedorismo com o Núcleo da Mulher Empresária da ACISMO, exames de acuidade visual realizados pelo Lions Clube Lionesses, distribuição de chás pelo Horto Municipal, feira de artesanato organizada pelos Clubes de Mães, espaço de convivência para famílias com brinquedos infantis e transporte para mulheres das comunidades do interior.
Nos períodos das 10h às 11h e das 14h às 15h serão realizadas orientações em grupo para mulheres que aguardarem atendimento no Ônibus Lilás.
Nos dias 13 e 19 de agosto serão promovidos encontros com palestras sobre superação da violência e empoderamento feminino. No dia 13, às 10h, o encontro será destinado às mulheres do CRAS II e comunidades do interior, na Linha Dois Irmãos. No dia 19, às 14h, a atividade ocorrerá no CAIC, reunindo mulheres atendidas pelo CRAS I e CREAS.
O encerramento da programação acontecerá no dia 24 de agosto, às 15h, com o 3º Fórum Agosto Lilás – Chá Musical, no Salão Nobre da Prefeitura.
Conforme Andréia Rebelato, além das ações de conscientização, a campanha pretende incentivar a participação da comunidade no enfrentamento à violência.
“A denúncia pode ser feita de forma anônima. Quem presencia uma situação de violência não precisa se identificar. É importante que a comunidade utilize os canais disponíveis para que possamos proteger essas mulheres”, ressaltou.
Ela também destacou que a violência contra a mulher não está restrita a um único grupo social e reforçou o convite para a participação da população nas atividades.
“Queremos transformar esses índices em ações concretas, levando informação, fortalecendo a rede de proteção e fazendo com que mais mulheres conheçam seus direitos e os serviços disponíveis no município”, concluiu.
deixe seu comentário