O que você procura?

Home Alesc votará PEC que direciona sobras de orçamento para as bancadas regionais

Alesc votará PEC que direciona sobras de orçamento para as bancadas regionais

PEC foi apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) e outros 22 parlamentares

WH Comunicações

Última atualização: 2024/06/26 10:39:25

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) / Divulgação

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende garantir recursos permanentes para as bancadas regionais da Assembleia Legislativa deve ir a plenário nesta quarta-feira (26). Na terça, a admissibilidade foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo a colunista Dagmara Spautz do NSC, a PEC foi apresentada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) e outros 22 parlamentares, e  introduz um novo parágrafo ao artigo 120 da Constituição do Estado. Segundo De Nadal, o objetivo é assegurar a aplicação mínima de 25% dos recursos financeiros economizados anualmente pelo Parlamento Catarinense, e devolvidos ao Executivo, para as programações incluídas por todas as emendas parlamentares impositivas de iniciativa de Bancadas Regionais no Orçamento Estadual.

Basicamente, a PEC permite que a Alesc direcione uma parte dos recursos das sobras, que são devolvidas ao governo no final de cada ano. A devolução já é uma prática consolidada – mas o Legislativo avalia que a falta de vinculação específica para a aplicação desses recursos pode resultar em uma destinação que não atende às demandas regionais específicas dos parlamentares.

Em 2023, por exemplo – ano em que o presidente da Alesc propôs a instituição das Bancadas Regionais – a Alesc devolveu R$ 80 milhões das verbas economizadas para o Governo do Estado. Na ocasião, as Bancadas Regionais receberam dotações proporcionais ao número de integrantes, o equivalente a R$ 2 milhões por deputado.

– Ao garantir que pelo menos 25% desses recursos sejam aplicados conforme as emendas de iniciativa das Bancadas Regionais, esta proposta fortalece a descentralização e a regionalização das políticas públicas, promovendo uma distribuição mais equitativa e atendendo de forma mais eficaz às necessidades locais – afirma De Nadal.

O deputado avalia que o fortalecimento das bancadas fortalece também o investimento em grandes obras regionais, como infraestrutura e saúde.

– A doação de forma regionalizada é uma inovação desta Casa, para fazer com que os valores economizados sejam revertidos em áreas prioritárias para a população – diz o presidente.

deixe seu comentário

leia também