O que você procura?

Home Ameosc realiza lançamento da marca Caminhos da Fronteira com representantes dos 19 municípios

Ameosc realiza lançamento da marca Caminhos da Fronteira com representantes dos 19 municípios

A Ameosc reúne quase 200 mil habitantes e tem no turismo uma agenda estratégica que considera o forte perfil de micro e pequenas empresas no setor

Redação TVGC

Última atualização: 2025/11/26 9:50:50

A Ameosc realizou na noite desta terça-feira(25), no Clube Comercial de São Miguel do Oeste, o lançamento da marca Caminhos da Fronteira, que declara a oficialização de uma identidade turística regional construída coletivamente pelos 19 municípios da associação. A cerimônia foi aberta pela apresentação da Camerata Córdis e teve a execução do Hino Nacional pelas musicistas Brendha Soethe e Sofia Becker, da Orquestra Municipal de Iporã do Oeste. Estiveram representados os municípios de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, Palma Sola, Paraíso, Princesa, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

O prefeito de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, destaca o ponto forte como atração turística da região, sendo a segurança, tranquilidade e beleza os destaques. “E as pessoas, até recentemente, tinham aquela ideia de que viajar tem que ter população, tem que ter volume de pessoas, mas não, hoje as pessoas querem tranquilidade, querem interior, querem palmaria.”, explica Zanardi.

O evento registrou o lançamento da marca Caminhos da Fronteira e a criação do Conselho de Turismo Caminhos da Fronteira, instância de governança regional responsável por normatizar e zelar pelo uso da marca, acompanhar o planejamento e propor prioridades. A apresentação da identidade visual foi conduzida pela agência T12, seguida da posse dos membros titulares do conselho e da assinatura da resolução de nomeação pelo presidente da AMEOSC, prefeito Alexandre Ribas.

Integrantes da equipe da Ameosc presentes na solenidade foram Airton Fontana, secretário executivo, Édina Tremea Spironello, assessora jurídica, e Jacson Basso, turismólogo, além de representantes da Instância de Governança Regional e do Colegiado de Turismo, entre eles Ricardo Diângeles Scalco, Fernanda Sthal e Irto Lamb.

Em sua fala, Fontana explicou de forma direta que o trabalho realizado neste ano busca fortalecer os empreendimentos turísticos e organizar melhor o desenvolvimento do setor na região. Ele lembrou que “são novos empreendimentos, empreendimentos se fortalecendo e é nesse sentido que os prefeitos, através do nosso presidente, o prefeito Alexandre, com a Ameosc, juntamente com o seu colegiado de turismo, a IGR e diversas entidades, estamos apoiando, fomentando”, destacando ações como a contratação de um turismólogo, a parceria com o Sebrae e o registro da marca Caminhos da Fronteira.

Fontana também reforçou a expectativa positiva para o futuro ao afirmar que “a nossa região é uma região nova, uma região promissora, que tem muita oportunidade, mas este ano é o momento em que a Ameosc e outras entidades estão apoiando, investindo, e isso com certeza vai marcar um novo tempo”, apontando que o turismo deve ganhar mais estrutura e visibilidade nos próximos anos.

A solenidade destacou parcerias estratégicas para o projeto, com a participação do Sebrae representado pelo gerente regional Udo Trennephol e com manifestação da secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, que trouxe a perspectiva estadual sobre investimentos e qualificação. Também foram mencionadas ações de integração com a IGR Caminhos da Fronteira, qual articulação  foi reconhecida com a presença do presidente Ricardo Scalco e com a entrega de lembranças por consultoras e parceiros, incluindo a consultora Karla Hall e a consultora de turismo Sílvia Nowalski.

A Ameosc reúne quase 200 mil habitantes e tem no turismo uma agenda estratégica que considera o forte perfil de micro e pequenas empresas no setor, responsáveis por mais de 90% dos empreendimentos turísticos locais. O programa incluiu ainda apresentação de vídeo institucional sobre a região turística Caminhos da Fronteira, que está disponível no Instagram e no YouTube da Ameosc, e registro de agradecimentos às atrações culturais que animaram a noite, entre elas o grupo Glückliche Jungs, a própria Camerata Córdis e o Grupo Águas Nativas.

A marca Caminhos da Fronteira nasce como o intuito de promoção e governança, com objetivo de posicionar o Extremo Oeste catarinense em novos mercados e ampliar oportunidades para municípios e empreendedores.

deixe seu comentário

leia também