O que você procura?

Home Anchieta, Guaraciaba, Cedro e Santa Helena lideram na avaliação do Ideb na região

Anchieta, Guaraciaba, Cedro e Santa Helena lideram na avaliação do Ideb na região

A reportagem fez um levantamento nos 13 municípios de circulação do Jornal Gazeta, com o intuito de apontar o desempenho de cada cidade no Ideb. Anchieta atingiu 7,4 na avaliação das séries iniciais, seguido por Guaraciaba com 7,1. Santa Helena lidera nos anos finais do ensino fundamental, seguido por São José do Cedro

Última atualização: 2018/09/14 2:06:49


Ministério da Educação (MEC) disponibilizou no início do mês de setembro as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas que participaram da edição de 2017. Os interessados podem consultar o Ideb das instituições Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na plataforma é possível comparar a escola selecionada com a média das demais e obter informações sobre desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) entre outras informações sobre a instituição. Também é possível verificar o desempenho por estado ou município.

A reportagem do Jornal Gazeta fez um levantamento dos dados de cada um dos 14 municípios na nossa área de circulação com relação ao desempenho e notas alcançadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental: 4ª série/5º ano e nos anos finais 8º e 9º . O melhor resultado nas séries iniciais do Ensino Fundamental entre os municípios pesquisados foi conquistado por Anchieta, que obteve nota 7,4 nas séries iniciais. A avaliação e realizada a cada dois anos. Em relação a 2015, Anchieta melhorou, já que havia conquistado 6,8 na última avaliação.

O segundo município do Ranking é Guaraciaba, que teve um aumento considerável na nota, passando de 6,1 em 2015 para 7,1 em 2017. A terceira posição no ranking é dividida entre São José do Cedro e Santa Helena, ambos com 6,7 de nota. Cedro manteve os mesmos 6,7 de 2015, enquanto que Santa Helena evoluiu de 6 para 6,7.

O pior desempenho é registrado pelo município de Belmonte, que tinha nota 6,3 em 2015 e agora aparece com apenas 5,7. Romelândia também não teve bom desempenho, com 5,8, sendo que em 2015 tinha 6. Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso tiveram número de participantes no Saeb insuficiente para que os resultados fossem divulgados.

8º e 9º anos



Os quatro municípios que lideram nas séries inicias também estão entre os quatro melhores nos anos finais do ensino fundamental, com inversão dos líderes. Na avaliação do 8º e 9º anos, a melhor nota é de Santa Helena, com 6, 1. A segunda posição é de São José do Cedro, com 5,7, seguido por Guaraciaba e Anchieta, ambos com 5,4. Mesmo com a melhor nota, Santa Helena ficou abaixo da meta projetada, de 6,6 para 2017. São José do Cedro, Belmonte e Descanso foram municípios que atingiram duas metas projetadas para 2017, com 5,7, 5,2 e 5,3, respectivamente. Os demais analisados ficaram abaixo da média projetada.


deixe seu comentário

leia também