Com impacto econômico e social, festa tradicional atrai milhares de pessoas e fortalece o turismo regional
TVGC
Última atualização: 2025/03/31 3:52:15O que começou como uma pequena festa durante a pandemia, em 2021, com cerca de 200 participantes, se tornou um dos maiores arraiais privados do estado de Santa Catarina. O Arraia do Duda chega à sua quinta edição em 2024 e promete superar as expectativas, consolidando-se no circuito de eventos do sul do Brasil.
O lançamento oficial da edição deste ano aconteceu no bar Sem Sinal, em São Miguel do Oeste, e reuniu cerca de 60 pessoas, entre patrocinadores, apoiadores e representantes da imprensa. Para o idealizador do evento, Antônio Daltoé, o crescimento do Arraia do Duda é resultado do envolvimento da comunidade e do apoio de parceiros. “Se não tivesse a mídia, como a TVGC, cobrindo e nos ajudando, a gente não conseguiria chegar onde queremos. O evento só é grande porque contamos a história por trás dele”, destacou Daltoé.
O evento tem gerado impactos positivos na economia local. Segundo Daltoé, apenas na edição de 2023, mais de 4 mil pessoas participaram da festa, movimentando setores como hotelaria, transporte e comércio. “Sabemos que são 120 empregos diretos gerados e mais de 300 indiretos. Isso começa no posto de combustível, passa pelos restaurantes, farmácias, lojas de roupas e salões de beleza. Maquiadoras e vendedores de blusas xadrez vendem tudo”, explicou.
Com o crescimento do evento, São Miguel do Oeste passou a fazer parte da rota do turismo de eventos da região, atraindo visitantes de outros municípios. “A nossa meta sempre foi que pelo menos uma van ou um ônibus viesse de fora. Em uma edição tivemos 11, e na última, foram 20. Queremos que pessoas de Cedro, Beltrão, Guaraciaba, Pato Branco, Dionísio Cerqueira, Chapecó, Maravilha e Itapiranga venham para cá e movimentem a cidade”, ressaltou Daltoé.
Além do impacto econômico, o evento também tem um compromisso social. Em 2023, a organização promoveu uma campanha solidária em que participantes podiam adquirir ingressos com desconto ao doar um quilo de alimento. “Tivemos mais de uma tonelada de alimentos arrecadados e doados para a Apae de São Miguel do Oeste. Queremos repetir essa iniciativa e, quem sabe, ampliar a ação este ano”, afirmou Daltoé.
O cofundador do evento, Duda, também celebrou a evolução da festa e destacou o apoio da comunidade. “Muitas vezes, por anos, as pessoas tinham que sair de São Miguel para ir a eventos fora. O Arraia do Duda mostrou que podemos realizar algo grande aqui. Não podemos dizer que santo de casa não faz milagre, porque fomos muito bem abraçados”, afirmou.
As atrações do evento serão anunciadas em abril e a venda de ingressos será aberta em maio. Duda garante que haverá opções para todos os gostos musicais. “Queremos que todo mundo tenha uma razão para vir, independentemente do estilo musical. Teremos uma programação diversificada”, disse.
A quinta edição do Arraia do Duda está marcada para o dia 12 de julho, na Faísmo, em São Miguel do Oeste. “Esperamos superar as 5 mil pessoas nesta edição. Que venha o Arraial do Duda 2024”, concluiu Daltoé.
deixe seu comentário